O Esporte Clube Bahia fracassou na tentativa de disputar pela primeira vez uma semifinal de Copa do Brasil, e acabou eliminado pelo Flamengo, perdendo os dois jogos por 1 a 0, o último deles sequer conseguindo finalizar uma vez dentro do gol, com uma atuação apática. Vindo de quatro jogos sem vencer na temporada, o Esquadrão foi em busca da recuperação para seguir brigando por uma vaga no G-6 da Série A.
Neste domingo (15), o Bahia recebeu o Atlético-MG, na Arena Fonte Nova, e fez as pazes com a torcida, vencendo com autoridade por 3 a 0, encerrando o jejum e garantindo o retorno ao grupo dos seis primeiros colocados. Os gols foram marcados por Everaldo, Everton Ribeiro e Lucho Rodríguez.
Com o triunfo, o Esquadrão chegou aos 42 pontos e retornou ao G-6, ocupando a 6ª colocação. Já o Galo segue na 10ª colocação, com 33 pontos.
O primeiro tempo terminou sem gols na Fonte Nova, mas não foi por falta de oportunidades. O Bahia teve maior posse de bola e finalizou cinco vezes. A melhor chance saiu nos pés do meia Thaciano, que saiu cara a cara com o goleiro Everson, mas inacreditavelmente chutou para fora. Ele também tentou de cabeça. Já o Galo, o trio de ataque formado por Hulk, Palacios e Cadu finalizou apenas uma vez, e sem levar perigo para Marcos Felipe.
No segundo tempo, o Bahia voltou pressionando, e aos 5 minutos, aproveitou uma bobeira da zaga do Atlético-MG para abrir o placar. O zagueiro recuou errado, Thaciano roubou a bola e serviu Everaldo, que dominou e virou para encerrar o jejum de gols. Aos 12 minutos, pintou o segundo, após boa troca de passes, Cauly rolou para Everton Ribeiro finalizar da entrada da área, com a perna direita, e marcou um belo gol.
O jogo seguiu movimentado na etapa final, com o Galo tentando uma reação, mas esbarrando em Marcos Felipe após cobrança de falta de Hulk, enquanto o Bahia continuou levando perigo nos contra-ataques com o trio Ratão, Lucho e Ademir. E aos 47, o uruguaio mandou um chutaço de fora da área para marcar um belo gol e fechar a conta.
O Esporte Clube Bahia volta a campo agora no próximo sábado (21), para enfrentar o Fortaleza, às 21h, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). A partida é válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
Já o Atlético-MG tem o jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores, contra o Fluminense, quarta-feira, no Maracanã, às 19h, e pelo Brasileirão, volta a jogar no domingo (22), contra o Bragantino, às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG).
Jogos da 26ª rodada da Série A
Sábado 14 de setembro
16h00 – Atlético-GO 0 x 2 Vitória
18h30 – Athletico-PR 1 x 1 Fortaleza
21h00 – Botafogo 2 x 1 Corinthians
Domingo, 15 de setembro
16h00 – Palmeiras 5 x 0 Criciúma
16h00 – Bragantino 2 x 2 Grêmio
16h00 – Juventude 2 x 1 Fluminense
18h30 – Cruzeiro 0 x 1 São Paulo
18h30 – Bahia 3 x 0 Atlético-MG
18h30 – Flamengo 1 x 1 Vasco
Segunda-feira, 16 de setembro
20h00 – Internacional x Cuiabá