Pressionando pela sequência de seis jogos seguidos sem vencer, o Esporte Clube Bahia precisava encerrar o jejum incômodo nesta quarta-feira para avançar às quartas de final da Copa do Brasil, e aproveitando da superioridade numérica, o Esquadrão pressionou o Botafogo no segundo tempo e conseguiu vencer por 1 a 0 na Arena Fonte Nova, com um golzinho salvador do uruguaio Lucho Rodríguez, que saiu do banco para garantir a classificação e se redimir após os gols perdidos na derrota para o Fluminense.
O primeiro tempo foi bastante movimentado, mas com poucas chances claras de gol. O Bahia até começou bem, mas depois teve dificuldades contra a forte marcação do Botafogo e não conseguiu levar perigo para o gol do goleiro John. O time carioca chegou mais perto de balançar as redes, e teve a melhor chance com Luiz Henrique, mas Marcos Felipe estava ligado no lance e desviou para evitar o gol do alvinegro. Nos acréscimos, o Fogão perdeu o volante Gregore, que foi expulso depois de revisão do VAR em lance com Arias.
O segundo tempo seguiu agitado, com o Bahia tentando ser mais agressivo e aproveitar a superioridade numérica, e o Botafogo sem sentir a expulsão e buscando o seu gol, inclusive, tendo um gol (bem) anulado por impedimento. Mesmo com um a mais, o Esquadrão não conseguiu ser dominante, mas teve chance de marcar, com Thaciano recebendo passe de peito de Everton Ribeiro, mas finalizando em cima de John.
Ceni colocou o Bahia para cima, com as entradas de Biel e Lucho Rodríguez. Everaldo quase marcou de cabeça, mas Bastos salvou quase debaixo da trave. O tricolor seguiu pressionando, e aos 41 minutos, Everton Ribeiro serviu Lucho Rodríguez, que virou de primeira e finalizou cruzado anotando um belo gol para garantir o triunfo e a classificação do tricolor.
O Esporte Clube Bahia volta a campo no domingo (11), para enfrentar o Vitória, às 16 horas, na Arena Fonte Nova, no sexto clássico Ba-Vi da temporada. O duelo é válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Já o Botafogo tem novo compromisso no domingo, às 11h, diante do Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, pelo Brasileirão.
JOGOS DAS OITAVAS DA COPA DO BRASIL
TERÇA, 06/08
21h45 – Vasco 1 x 0 Atlético-GO (ida: 1×1)
QUARTA, 07/08
19h00 – Bahia 1 x 0 Botafogo (ida: 1×1)
19h00 – Bragantino 2 x 3 Athletico-PR (ida: 0x2)
19h00 – Atlético-MG 3 x 0 CRB (ida: 2×2)
20h00 – Palmeiras x Flamengo (ida: 0x2)
21h30 – Grêmio x Corinthians (ida: 0x0)
21h30 – Fluminense x Juventude (ida: 2×3)
QUINTA, 08/08
20h00 – Goiás x São Paulo (ida: 0x2)