Bahia vence o Bavi, encerra jejum na Série A e mantém o Vitória na cola do Z4

Everton Ribeiro marcou o único gol do último clássico Ba-Vi da temporada.

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Bahia e Vitória se reencontraram neste domingo, para o sexto e último Ba-Vi da temporada. De lado um lado, o Esquadrão buscando encerrar a sequência de cinco jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro e se reaproximar do pelotão de frente, enquanto o Leão buscava emplacar a terceira vitória seguida no returno para se afastar da zona de rebaixamento.

Em Ba-Vi movimentado, o Bahia foi melhor no primeiro tempo e abriu o placar cedo com Everton Ribeiro, mesmo com o olho inchado, mas na etapa final, o Vitória dominou e teve chances para buscar o empate, mas parou no goleiro Marcos Felipe, e aí veio aquela máxima de “quem não faz, leva”, e aos 51 minutos, Luciano Juba marcou e fechou o triunfo tricolor em 2 a 0.

Com o triunfo, o Esquadrão chegou aos 35 pontos e permanece na 7ª colocação, um ponto abaixo do G-6, enquanto o Leão segue com 21 pontos ocupando o 15º lugar, empatado com o Corinthians, que abre o Z-4.

O jogo começou muito truncado, com os dois times marcando forte. Aos 10 minutos, o meia Everton Ribeiro bateu o rosto no joelho do volante Machado em lance acidental, e acabou deixando o campo para ser atendido. O camisa 10 voltou para a partida mesmo com o olho visivelmente inchado e aos 14 minutos, abriu o placar para o tricolor finalizando da entrada da área e contando com desvio de Wagner Leonardo para enganar Lucas Arcanjo. Após o gol, ele não conseguiu seguir em campo e foi substituído por Biel.

O Vitória tentou se encontrar no jogo e até teve um pouco de posse de bola no ataque, mas não conseguiu levar perigo para o goleiro Marcos Felipe. Já o Bahia administrou bem o resultado e teve uma boa chance de ampliar com Biel no fim da primeira etapa.

O segundo tempo iniciou agitado, com Cauly exigindo boa defesa de Lucas Arcanjo. O Vitória respondeu com Luan Santos. Aos 7 minutos, Thiago Carpini reclamou com o árbitro, levou o amarelo, e insistiu na reclamação, sendo expulso. Aos 9, quase o empate do Leão. Janderson aproveitou passe de Lepo e finalizou, mas Marcos Felipe fez um milagre, espalmando para escanteio.

Com as entradas de Carlos Eduardo e Zé Hugo, o Vitória melhorou e novamente deu trabalho para Marcos Felipe em finalização de Carlos Eduardo. Aos 25, Zé Hugo teve a melhor chance do Vitória, saindo na cara do gol, mas deu um toquinho por cima do arqueiro tricolor e carimbou a trave. Zé Hugo teve outra boa chance, mas demorou para finalizar e parou na defesa. E aí veio aquela máxima: Quem não faz, leva. Aos 51 minutos, Rafael Ratão fez grande jogada, deu o drible da vaca e cruzou para Luciano Juba fechar o placar em 2 a 0.

O Esporte Clube Bahia volta a campo no próximo sábado (17), para enfrentar o Grêmio, às 18h30, em Porto Alegre, muito provavelmente na Arena do Grêmio. O duelo é válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Já o Esporte Clube Vitória joga na próxima segunda-feira (19), contra o Cruzeiro, às 20h, no Estádio Manoel Barradas.

Jogos da 22ª rodada da Série A

Sábado, 10/08
16h00 – Fortaleza 1 x 0 Criciúma
19h00 – Cuiabá 1 x 3 Grêmio
21h30 – Cruzeiro 0 x 0 Atlético-MG
21h30 – Vasco 2 x 0 Fluminense
21h30 – Corinthians 1 x 1 RB Bragantino

Domingo, 11/08
11h00 – Juventude 3 x 2 Botafogo
16h00 – Bahia 2 x 0 Vitória
16h00 – Flamengo 1 x 1 Palmeiras
16h00 – São Paulo 1 x 0 Atlético-GO
19h00 – Internacional x Athletico-PR

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário