Fundado em março deste ano, o Porto Sport Club já faz história na sua primeira competição profissional. Neste domingo (28), a equipe de Porto Seguro tinha a vantagem do empate e ficou no 1 a 1 com o Fluminense de Feira, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, conquistando o acesso inédito para a elite do futebol baiano.
No jogo de ida, o Porto venceu por 2 a 1 de virada no Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro, e agora avança à final para pegar o Colo-Colo. Diante do seu torcedor, o Fluminense de Feira precisava de uma vitória simples para levar a disputa para os pênaltis ou por dois gols para retornar à elite. O Touro do Sertão foi rebaixado à segunda divisão em 2021.
O primeiro time a conquistar o acesso foi o Colo-Colo, que empatou no sábado com o Grapiúna por 0 a 0 no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, pelo jogo de volta da semifinal da segunda divisão. Como no primeiro jogo, venceu por 1 a 0, no Estádio Mário Pessoa, o time de Ilhéus ficou com a classificação para a Série A e a vaga final da competição.
Campeão da Série A do Baiano em 2006, superando na final o Esporte Clube Vitória, o Colo-Colo não disputa a Série A do Campeonato Baiano desde o ano de 2016, quando acabou sendo rebaixado, terminando na lanterna sem vencer um jogo sequer. O Tigre ainda ostenta dois títulos da própria Série B do Baiano, em 1999 e 2014.
SEMIFINAL DA SÉRIE B DO BAIANO
JOGOS DE IDA
Sábado, 20/07
18h – Colo-Colo 1 x 0 Grapiúna (Mário Pessoa)
Domingo, 21/07
15h – Porto 2 x 1 Fluminense de Feira (Agnaldo Bento)
JOGOS DE VOLTA
Sábado, 27/07
15h – Grapiúna 0 x 0 Colo-Colo (Joia da Princesa)
Domingo, 28/07
15h – Fluminense de Feira 1 x 1 Porto (Joia da Princesa)