Bahia na Copa do Brasil 2024: analisando o desempenho do Tricolor

O Tricolor nunca foi campeão da Copa do Brasil. Essa é a 20ª vez que o Esquadrão chegou nas oitavas.

O Esporte Clube Bahia é candidatíssimo ao título da Copa do Brasil em 2024. O tricolor não encontrou dificuldades em classificar-se nas duas rodadas anteriores, chegando assim às oitavas de final do torneio. O ótimo momento do clube no Brasileirão da Série A, onde ocupa posições altas na tabela desde o início do campeonato, deixou os seus torcedores otimistas em relação à possibilidade do clube levar o título da Copa do Brasil pela primeira vez.

Caminho do Bahia até as oitavas

O Tricolor fez bonito até aqui nas rodadas iniciais da Copa do Brasil. Tendo atravessado o país para jogar partidas únicas contra Moto Clube e Caxias nas primeiras rodadas de jogado ida e volta contra o Criciúma na terceira rodada. Considerando as melhores odds para apostar hoje, o Bahia é o favorito em muitas partidas da Série A hoje. E esse favoritismo também se aplica aos jogos da Copa do Brasil.

Bahia x Moto Club na 1ª fase da Copa do Brasil

Na primeira rodada, o Bahia detonou o Moto Club por 4-0 em jogo realizado em pleno Estádio Castelão, localizado na Capital Maranhense. O Tricolor dominou toda a partida, mas só começou a marcar aos 42 do primeiro tempo, quando Esupiñan converteu um pênalti sofrido por Cauly. Na volta do intervalo, o Tricolor não teve dificuldades, e voltou a marcar logo aos 6 minutos quando a bola sobrou nos pés de Jean Lucas após bela defesa do goleiro Dejair. Cauly, aos 10 minutos, e Rafael Ratão aos 47 completaram o placar do Esquadrão, que jogava com um a mais desde os 35 minutos.

Bahia x Caxias na 2ª fase da Copa do Brasil

Depois de superar o Moto Club, o Bahia precisou viajar até a Serra Gaúcha, onde levou a classificação nos pênaltis contra o Caxias após empatar em 2-2 no tempo regulamentar. Apesar do resultado apertado, a capacidade do Bahia de enfrentar as adversidades e superar o forte rival gaúcho foi a virada de chave que colocou o Esquadrão no radar de favoritos da Copa do Brasil.

O Bahia saiu perdendo com gol contra de Caio Alexandre aos 5 minutos de jogo. Mas empatou 14 minutos depois com gol de Cauly. A virada veio de Thaciano aos 40 minutos. No finalzinho da etapa complementar, o Tricolor voltou a ceder um gol ao clube gaúcho, levando um gol de Robson José aos 43 minutos. O jogo foi para os pênaltis, onde o Bahia venceu por 6×5 após o zagueiro caxiense Denilson perder sua cobrança.

Bahia x Criciúma na 3ª rodada

Considerando as odds pré-jogo, que podem ser consultadas no ClubSport, portal que reúne odds das melhores casas de apostas brasileiras, o Bahia foi favorito nas duas partidas contra o Criciúma. No primeiro jogo, venceu em casa por 1-0 com gol de Thaciano aos 11 minutos do primeiro tempo e apenas controlou o restante da partida. No jogo de volta, disputado no Majestoso, em Criciúma, superou o Tigre por 2-0 com gols marcados nos instantes finais da etapa complementar por De Pena (44’) e Jean Lucas (48’). Com isso, classificou-se com sobras para a próxima fase da Copa do Brasil.

Elenco focado em vencer a Copa do Brasil

Vivendo um ótimo momento no Brasileirão da Série A, onde ocupa posições altas na tabela desde o início do campeonato, o Bahia tem a chance de fazer história vencendo pela primeira vez em sua história a Copa do Brasil. Para isso, vai contar com a inteligência tática de Éverton Ribeiro, do poder defensivo do goleiro Marcos Felipe e da potência ofensiva de Everaldo. Outros jogadores importantes do elenco, como Thaciano, Cauly e Biel, ajudam a compor o esquadrão que pode levar o clube ao título.

Candidatos a fazer história

O Tricolor nunca foi campeão da Copa do Brasil. Essa é a 20ª vez que o Esquadrão chegou nas oitavas, tendo passado 9 vezes e caído 10 nas edições anteriores. O mais longe que o clube já chegou no torneio foram as quartas de final nos anos 1989, 1990, 1999, 2002, 2012, 2018, 2019 e 2023. Ano passado, perdeu para o Grêmio de Suárez na decisão por pênaltis nas quartas de final.

Autor(a)

Deixe seu comentário