A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio do VAR da expulsão do zagueiro Wagner Leonardo, do Vitória, na derrota para o São Paulo, por 3 a 1, no Estádio do Barradão, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O defensor levou o cartão vermelho aos 6 minutos do primeiro tempo, após o árbitro Ramon Abatti Abel ser chamado pelo VAR para analisar uma cotovelada em Calleri.
O árbitro Ramon Abatti Abel não marcou falta no lance, foi chamado por Rodolpho Toski Marques para analisar o lance e decidiu pela expulsão. Antes do juiz de campo ser chamado, o VAR analisa o lance e um dos árbitros entende que não foi um movimento de agressão, enquanto outro enxerga como agressão. Confira o diálogo:
– Possível cotovelada desse quatro aqui. Possível braço no rosto do quatro. Deixa eu ver o movimento do braço.
– Ele joga o braço para trás, mas não é um braço de agressão. Ele pega na altura do peito e sobe na altura do queixo, mas sem um movimento de agressão, correto?
– Por essa imagem eu vejo ele jogar um braço para trás e atingir o cotovelo na altura…Eu não tenho ponto de contato exato, mas na altura do rosto. (…) Ele deixa o braço para trás em forma de agressão contra o adversário. Concordam comigo?
– Concordo. E atinge com uma intensidade razoável, tá?! No rosto.
– Vou sugerir revisão. Abatti. Sugiro revisão para um possível cartão vermelho. Vou te mostrar em velocidade normal para você ver que ele faz o movimento para trás e atinge com a ponta do cotovelo.
O árbitro Ramon Abatti Abel, então, é chamado até a cabine do VAR, assiste ao lance e decide pela expulsão do jogador.
– O movimento para mim está claro de cotovelada e uso de força excessiva. Consigo ver o movimento. Totalmente desassociado da jogada – diz o árbitro.