O Rio Grande do Sul está enfrentando a pior enchente de sua história por conta das forte chuvas. Neste sábado (04), viralizou uma foto do gramado da Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, em Porto Alegre, completamente alagado. Cerca de 80 pessoas se abrigaram nos pontos mais altos da Arena durante a última madrugada.
A Arena divulgou uma nota afirmando que o complexo está sem energia e água. Por essa razão, os desabrigados presentes no local estão sendo encaminhados para os abrigos municipais, que oferecem infraestrutura adequada. Segundo informação do ge.globo, membros da equipe de segurança estão ilhados desde as últimas horas no estádio. Os alagamentos nos arredores se estenderam ao campo de jogo.
Os arredores do estádio Beira-Rio, do Internacional, também foram atingidos pelas enchentes. Na tarde deste sábado, o Guaíba atingiu o nível de 5,16 metros. De acordo com as autoridades, são 57 mortos, 67 desaparecidos e 74 pessoas feridas.
A Defesa Civil soma 42.221 pessoas fora de casa, sendo 9.581 pessoas em abrigos e 32.640 desalojadas. Ao todo, 300 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 422.307 mil pessoas.