Vitória cala a Fonte Nova e volta a ser campeão baiano após 7 anos

Vitória cala a Fonte Nova e volta a ser campeão baiano após 7 anos

Vitória encerra um tabu incômodo que durou sete anos.

Vitória cala a Fonte Nova e volta a ser campeão baiano após 7 anos
Foto: Tiago Caldas /EC Bahia

O clássico Ba-Vi voltou a decidir o Campeonato Baiano após seis anos. De 2019 até 2023, o Vitória acabou sendo eliminado na primeira fase da competição. Nesse período, o Bahia foi campeão em 2019 (contra o Bahia de Feira), 2020 (contra o Atlético de Alagoinhas) e 2023 (contra o Jacuipense). Nas edições de 2021 e 2022, o Atlético de Alagoinhas sagrou-se bicampeão baiano.

 

Depois de um primeiro jogo eletrizante, com uma virada heroica do Vitória por 3 a 2 no Barradão, os rivais se reencontraram neste domingo (07), na Arena Fonte Nova. De um lado, o Leão – com a vantagem do empate – em busca levantar a taça do Baianão após sete anos e conquistar o 30º título estadual de sua história. Do outro, o Bahia – precisando reverter a desvantagem – para conquistar o seu 51º título.

Mesmo com a vantagem, o Vitória não quis saber de jogar com o regulamento debaixo do braço e saiu na frente do placar com Wagner Leonardo. O Bahia respondeu rápido e empatou com Everton Ribeiro. Porém, Rezende acabou expulso, e com um a mais, o Leão desperdiçou inúmeras chances até mesmo de golear o rival, mas o empate foi suficiente para o Rubro-Negro garantir a conquista do título baiano de 2024 com muito merecimento diante de uma Arena Fonte Nova lotada.

O Bahia começou o jogo pressionando, mas quem abriu o placar foi o Vitória. Aos 13 minutos, Wagner Leonardo aproveitou rebote de Marcos Felipe na área e estufou as redes. O Tricolor respondeu rápido e Everton Ribeiro fez um bonito gol aos 20 minutos após contra-ataque rápido. Após o gol, o Esquadrão cresceu e quase virou com Cauly. Porém, aos 33 minutos, Rezende foi expulso após o árbitro ser chamado pelo VAR para analisar uma falta em Osvaldo. Como era o último homem, ele levou o vermelho direto.

Com um a mais, o Vitória controlou a partida e criou chances para ampliar, a principal delas com Rodrigo Andrade, que exigiu linda defesa de Marcos Felipe já na reta final. Ainda teve um gol do camisa 8 anulado por impedimento. No segundo tempo, o Bahia teve posse de bola, mas zero produtividade, enquanto o Leão se aproveitou dos espaços e criou inúmeras oportunidades.

Agora o Esporte Clube Bahia volta o seu foco para a Copa do Nordeste, onde enfrenta o Náutico, na quarta-feira (10), às 21h30, na Arena Fonte Nova, em jogo único pelas quartas de final. Já o Esporte Clube Vitória terá a semana livre para se preparar para a estreia do Campeonato Brasileiro da Série A, contra o Palmeiras, no próximo domingo (14), às 18h30, no Estádio Manoel Barradas.

Deixe seu comentário

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Baiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com