Após seis anos, o Esporte Clube Vitória voltará a disputar o Campeonato Brasileiro da Série A, e a estreia acontece neste domingo (14), diante do atual campeão Palmeiras, às 18h30, no Estádio Manoel Barradas. A última participação do Leão na Elite foi em 2018, quando acabou rebaixado. Em 2021, o Rubro-Negro caiu para a Série C, mas de forma heroica, retornou à Série B, sendo campeão em 2023 e conquistando o passaporte de volta à primeira divisão.
Mas como foi a última estreia do Vitória em um Brasileiro da Série A? Em abril de 2018, o Leão recebeu o Flamengo no Estádio Manoel Barradas, em jogo marcado por erros de arbitragem. Os times empataram por 2 a 2. O time carioca saiu na frente com Lucas Paquetá, no primeiro lance do jogo, aos 16 segundos.
Logo aos 9 minutos do primeiro tempo, Éverton Ribeiro tirou um gol em cima da linha com o rosto, mas o árbitro Wagner Reway enxergou toque de mão, marcou pênalti e expulsou o meia do Flamengo. Yago Felipe cobrou e empatou a partida. Mesmo com 10, o Flamengo marcou o segundo com Réver, em lance irregular, porque Willian Arão estava impedido no início da jogada. O Leão correu atrás e buscou o empate com o atacante Denilson.
TABU PARA QUEBRAR
O Vitória não vence em uma estreia da Série A do Campeonato Brasileiro desde 2009. Naquele ano, o Leão venceu o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, por 2 a 0. O zagueiro Wallace e o meia Leandro Domingues marcaram os gols. O técnico era Paulo Cézar Carpegiani. De lá pra cá, o rubro-negro soma três derrotas e dois empates em estreias na Série A, nenhum deles no Barradão.