Pressionado após a derrota no clássico Ba-Vi, o Esporte Clube Vitória entrou em campo neste sábado precisando vencer para voltar ao G-4 da Copa do Nordeste e chegar na última rodada dependendo apenas de si para garantir a classificação às quartas de final. Com boa atuação, o Leão alcançou o seu objetivo na Arena Castelão e ganhou um respiro no Nordestão, vencendo o Fortaleza por 1 a 0, pela penúltima rodada da primeira fase do torneio regional. O único gol foi marcado por Matheusinho.
Com a vitória, o Leão chegou aos 11 pontos e saltou para a 3ª colocação no Grupo A, três pontos atrás do líder Sport. Além disso, time baiano quebrou um tabu de 22 anos sem vencer o Fortaleza na capital cearense. Já o Tricolor do Pici permanece com 8 pontos na vice-liderança do Grupo B.
No primeiro tempo, o Vitória foi um time bastante organizado, com mais posse de bola e bom volume de jogo, porém, faltou ser mais agressivo. O Rubro-Negro não conseguiu criar jogadas ofensivas e não deu muito trabalho ao goleiro João Ricardo. Por outro lado, o Fortaleza teve menos posse de bola, mas quando chegou no ataque, levou mais perigo e criou as melhores chances com Moisés e Calebe, que exigiram ótimas defesas de Lucas Arcanjo.
O segundo tempo começou com um cenário diferente. O Fortaleza pressionando em busca do gol e o Vitória acuado, com dificuldades para sair do campo de defesa. Léo Condé mexeu no time, colocando Zé Hugo e Luiz Adriano, mudando a postura do Vitória, que passou a ocupar mais o campo de ataque. Aos 31 minutos, Pochettino colocou a mão na bola dentro da área, e o árbitro assinalou a penalidade para o Rubro-Negro. Matheusinho foi para a cobrança e marcou o gol que garantiu a vitória importantíssima do time baiano.
O Esporte Clube Vitória volta a campo na quarta-feira (27), às 21h30, para enfrentar o Treze, no Estádio Manoel Barradas, pela última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste. Quatro dias depois, tem o primeiro jogo da final do Campeonato Baiano, contra o Bahia, no domingo (31), às 16h, no Barradão.
Já o Fortaleza enfrenta o Maranhão, na quarta-feira (27), às 21h30, no Estádio Governador João Castelo (Castelão), em São Luís do Maranhão, pela última rodada do Nordestão. No domingo, o Leão do Pici tem o jogo de ida da final do Campeonato Cearense, contra o Ceará, às 16h40, na Arena Castelão.
JOGOS DA 7ª RODADA DO NORDESTÃO
SÁBADO, 23/03
18h00 – Altos 1 x 1 América-RN
20h30 – ABC 0 x 2 Sport
20h30 – Fortaleza 0 x 1 Vitória
DOMINGO, 24/03
16h00 – Treze x Ceará
16h00 – Itabaiana x Botafogo-PB
16h00 – Bahia x Maranhão
19h00 – Náutico x CRB
19h00 – Juazeirense x River-PI