O Esporte Clube Vitória amargou alguns tropeços durante a primeira fase da Copa do Nordeste e chega na última rodada sem depender apenas de si para garantir a classificação para as quartas de final. No último sábado, o Leão venceu o Fortaleza por 1 a 0 na Arena Castelão e se manteve vivo, porém, os concorrentes também venceram, e o Rubro-Negro fechou a penúltima rodada fora do G-4.
O Leão aparece como 5º colocado, com 11 pontos, um ponto atrás de CRB (2º), Ceará (3º) e Botafogo-PB (4º). Na última rodada, o Vitória precisa vencer o Treze, no Barradão, e torcer para que ao menos um dos três concorrentes não vença. Todos jogam em casa. o CRB pega o Altos, que está no G-4 do Grupo B. O Ceará encara o Itabaiana. Já o Botafogo-PB pega o desinteressado Bahia, que já se classificou e deve jogar com um time alternativo.
O Vitória também tem chance de passar o Sport (líder com 14 pontos), mas já é uma combinação mais complexa. O Leão da Barra precisa vencer o Treze por 2 a 0 e torcer para o Sport tomar 2 a 0 dentro de casa da Juazeirense. No caso dos outros concorrentes, um empate já serve.
Em caso de empate, o Vitória também tem chance de se classificar, mas o cenário bem complicado, já que dependeria de derrota de CRB, Ceará ou Botafogo-PB, mas no caso do time alagoano, ainda dependeria de tirar o saldo de gols (4 x 2). Porém, além de torcer por derrota de um dos times do G-4, o Rubro-Negro também teria que contar com tropeço do Maranhão (6° colocado) e River-PI (7°), visto que ambos ainda podem passar o time baiano.