Três times entraram na última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano lutando contra o rebaixamento. Vice-campeão baiano, o Atlético de Alagoinhas dependia apenas de si para permanecer na elite, e estava amargando o rebaixamento até os minutos finais, mas conseguiu vencer o Barcelona de Ilhéus por 1 a 0, no sufoco, no Estádio Antônio Carneiro, e escapou do rebaixamento.
O Itabuna, que entrou em campo com vice-lanterna, precisando vencer e torcer para um tropeço do Atlético, não fez sua parte e foi derrotado pelo Esporte Clube Vitória, por 2 a 0, dentro do Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. Já o Bahia de Feira, que chegou na última rodada na lanterna, goleou a Juazeirense por 5 a 1 na Arena Cajueiro, e estava escapando do rebaixamento até os instantes finais, mas o triunfo do Carcará rebaixou o Tremendão.
Com os resultados, o Atlético de Alagoinhas chegou aos 10 pontos e terminou o Campeonato Baiano na 7ª colocação. Já o Bahia de Feira ficou na vice-lanterna, com 8 pontos, enquanto o Itabuna finalizou a competição na lanterna, com 6 pontos. Ambos irão disputar a Série B do Baiano no próximo ano.
JOGOS DA 9ª RODADA DO BAIANÃO
Jacobina 0 x 0 Jequié (José Rocha)
Bahia de Feira 5 x 1 Juazeirense (Arena Cajueiro)
Bahia 2 x 0 Jacuipense (Fonte Nova)
Atlético de Alagoinhas 1 x 0 Barcelona de Ilhéus (Carneirão)
Itabuna 0 x 2 Vitória (Mário Pessoa)