Bahia vence o Ceará de virada e encaminha classificação no Nordestão

O próximo compromisso do Esporte Clube Bahia é no sábado (09), às 16h, diante do Jequié.

Foto: Tiago Caldas /EC Bahia

Embalado com quatro triunfos em sequência, o Esporte Clube Bahia visitou nesta quarta-feira o Ceará, pela Copa do Nordeste, competição em que os rivais já se encontraram na final em três oportunidades, com dois títulos para os cearenses e um para os baianos. Hoje à noite, a partida não tinha o peso de uma final, mas era importante para ambos. O Esquadrão buscava se manter na liderança do Grupo B e se aproximar da classificação, enquanto o Vozão buscava retornar ao G-4 no Grupo A.

 

O Bahia não teve um bom início de jogo e tomou um gol nos primeiros minutos com Erick Pulga, mas conseguiu reagir e virou o jogo com gols de Everaldo e Thaciano, vencendo o Ceará de Vagner Mancini por 2 a 1 na Arena Castelão, quebrando a invencibilidade do time cearense na temporada, assim como fez com o CRB na última rodada.

Com o triunfo, o Esquadrão chegou aos 12 pontos e disparou na liderança do Grupo B, abrindo sete pontos em relação ao 5º colocado (Treze), sendo que só restam mais três rodadas, portanto, classificação encaminhada às quartas de final. Já o Vozão caiu para a penúltima colocação no Grupo A, com 6 pontos.

O Ceará começou melhor e logo aos 9 minutos abriu o placar com Erick Pulga, que passou com facilidade na defesa do Bahia e abriu o placar. Após os 20 minutos, o Bahia foi se encontrando na partida e passou a dominar as ações. Everton Ribeiro e Santiago Arias criaram boas jogadas, mas o empate veio em jogada iniciada por Caio Alexandre, que chegou até Thaciano. Ele brigou entre os zagueiros e tocou para Everaldo marcar aos 37 minutos. O Esquadrão até teve chance para virar a partida, mas parou em defesas de Richard.

No segundo tempo, o Ceará voltou mais incisivo e nos primeiros minutos, criou boas chances. O Bahia diminuiu um pouco a intensidade, mas não deixou de rondar a área do time cearense, e aos 38 minutos, em contra-ataque rápido, Santiago Arias recebeu na direita e cruzou para Thaciano virar o jogo. Minutos depois, Biel colocou dois zagueiros para sambar e quase marcou um gol de placa, parando em Richard. Aos 42, Marcos Felipe fez uma defesa monumental evitando o empate do Vozão.

O próximo compromisso do Esporte Clube Bahia é no sábado (09), às 16h, diante do Jequié, no Estádio Waldomiro Borges, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Baiano. A volta será sábado a oito, na Arena Fonte Nova. Pela Copa do Nordeste, o Esquadrão só volta a jogar no dia 20, contra o Vitória, na Fonte Nova, pela 6ª rodada.

Já o Ceará tem novo compromisso no sábado (09), às 16h40, contra o Ferroviário, pela semifinal do Campeonato Cearense. O Vozão só volta a jogar pela Copa do Nordeste no dia 20/03, no clássico contra o Fortaleza, na Arena Castelão.

JOGOS DA 5ª RODADA DO NORDESTÃO

TERÇA, 05/03
19h00 – Náutico 0 x 1 River-PI

QUARTA, 06/03
19h00 – Vitória 3 x 1 Itabaiana
19h00 – Juazeirense 1 x 2 América-RN
19h00 – Maranhão 1 x 0 Treze
21h30 – Ceará 1 x 2 Bahia
21h30 – Altos 1 x 2 Sport
21h30 – ABC 2 x 2 CRB

QUINTA, 07/03
19h00 – Botafogo-PB x Fortaleza

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário