Embalado com seis triunfos seguidos, cinco deles fora de casa, o Esporte Clube Bahia visitou o Caxias nesta terça-feira em jogo tratado como mais importante do ano até o momento, afinal, era uma partida eliminatória, sem a vantagem do empate, valendo vaga para a 3ª fase da Copa do Brasil. Além disso, existia um tabu para tentar ser quebrado de nunca ter vencido o adversário na história.
O Esquadrão tomou um gol logo cedo do Caxias, mas reagiu no primeiro tempo e virou, porém, não soube aproveitar as oportunidades criadas e foi castigado sofrendo o empate no fim, deixando a partida dramática, com o risco de uma eliminação precoce e vexatória. A disputa das penalidades máximas também foi sofrida, um grande teste para cardíaco. O Caxias perdeu as duas primeiras cobranças, mas Santiago Arias e Yago Felipe desperdiçaram para o Bahia, e após 16 cobranças, o Tricolor venceu por 6 a 5 e conseguiu a classificação chorada.
O Bahia não começou bem, e logo aos 4 minutos, Marcelo cobrou escanteio, a bola tocou em Caio Alexandre e morreu no fundo da rede. Apesar do gol contra relâmpago, o Tricolor não se abateu e buscou a reação. Aos 19 minutos, Victor Cuesta lançou Cauly, que dominou na frente da grande área e finalizou para empatar o duelo. O Esquadrão seguiu melhor, e aos 39, Everton Ribeiro achou Everaldo, que tocou para Thaciano virar o jogo.
No segundo tempo, o jogo seguiu movimentado. O Bahia teve duas ótimas chances, uma com Thaciano parando em grande defesa de Volpi, e outra com Jean Lucas finalizando para fora da entrada da área. O Tricolor não aproveitou e foi castigado. O Caxias não conseguia levar perigo, mas jogava por uma bola para forçar a disputa por pênaltis, e aos 44, Robinho subiu no meio da defesa para marcar de cabeça e igualar o confronto.
O Esporte Clube Bahia volta a campo no próximo sábado (16), às 16 horas, para enfrentar o Jequié, na Arena Fonte Nova, pela segunda partida da semifinal do Campeonato Baiano. Nos primeiros 90 minutos, o Esquadrão venceu por 1 a 0 fora de casa e tem a vantagem do empate. Quatro dias depois, o Tricolor tem o segundo clássico Ba-Vi da temporada, na quarta-feira (20), às 21h30, na Fonte Nova, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste.