Bahia realiza atividade cultural para o elenco sub-15 no CT Evaristo de Macedo

os atletas do Sub-15 participaram de uma atividade literária e cultural no auditório do CT Evaristo de Macedo.

Foto: Divulgação/Bahia

Nesta terça-feira (12), os jogadores do elenco sub-15 do Esporte Clube Bahia participaram de uma atividade literária e cultural no auditório do CT Evaristo de Macedo, sob o comando da Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, Eliane Fittipaldi, como parte do processo de reformulação da divisão de base.

 

“No Brasil, mais da metade dos nossos jovens na faixa de 15 anos não têm o nível básico de proficiência em leitura, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o PISA. Entre eles, o Nordeste e o Norte têm um problema mais sério. Sendo a raiz deste problema a desigualdade social, que se agravou durante a pandemia. Segundo o PISA, somos o segundo território mais desigual, entre os 79 participantes do exame. Não ter conhecimento e habilidades essenciais para a vida social e econômica, e o Brasil também vai mal nas áreas de ciência e matemática, é não ter boas oportunidades no mercado de trabalho e não participar plenamente da sociedade. Pensando nestes dados, nós decidimos oferecer ao Bahia este programa de leitura crítica para formar cidadãos mais conscientes e participativos na sociedade. Nossa ideia é fazer com que este grupo de garotos goste de ler, provocar neles o prazer da leitura, assim como outras artes. Vai ser um esforço, mas que vai ser muito providencial para a garotada do Bahia. É um dever nosso como sociedade e o clube está bastante consciente de suas responsabilidades”, explicou a Doutora Eliane Fittipaldi.

O objetivo da atividade com os Pivetes de Aço nesta terça-feira foi envolver os atletas com a experiência da leitura, acesso à cultura e aquisição de novos conhecimentos. O Bahia entende que um atleta mais desenvolvido culturalmente é capaz de aumentar o seu rendimento dentro de campo, além de se tornar um cidadão melhor. Este programa cultural é uma parceria da Doutora Eliane Fittipaldi, do Diretor do Museu de Arte Contemporânea da Bahia e Curador dos museus de Arte da Bahia, de Arte Moderna da Bahia e do Esporte Clube Bahia, Daniel Rangel, com o Departamento de Desenvolvimento Humano das categorias de base do clube.

“Aqui no Bahia, estamos comprometidos em proporcionar não apenas um desenvolvimento esportivo, mas também um crescimento pessoal e cultural para os nossos jovens atletas. A atividade desta terça trata-se de um projeto maior, iniciado no ano anterior e que segue sua continuidade junto aos atletas das categorias de formação. Essa atividade literária é apenas uma das muitas iniciativas que temos para melhorar a formação dos nossos Pivetes de Aço”, disse a Gerente do Departamento de Desenvolvimento Humano das categorias de base, Annie Kopanakis.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário