Os esportes mais assistidos pelos brasileiros online

tudo indica que o streaming esportivo irá se consolidar cada vez mais em todo o Brasil.

Algo impossível de se imaginar há menos de duas décadas, atualmente muitos brasileiros preferem assistir aos seus esportes favoritos online, enquanto acompanham as atualizações em tempo real dos sites de apostas esportivas. Apesar dessa prática ainda ser vista com certa relutância pelo público mais velho, tudo indica que o streaming esportivo irá se consolidar cada vez mais em todo o Brasil.

Segundo uma pesquisa conduzida pela consultoria Sport Track, aproximadamente 23% dos brasileiros que consomem conteúdos esportivos de forma assídua já os assistem por meio de algum serviço de streaming online. Mesmo longe de alcançar os números da televisão, o crescimento do streaming esportivo nos últimos cinco anos tem sido surpreendente.

Quais as modalidades mais populares?

Confira abaixo quais modalidades esportivas são as mais buscadas pelos brasileiros para assistir online.

Futebol

Maior paixão nacional, o futebol aparece na primeira colocação entre os esportes mais assistidos online. Impulsionado especialmente pelo público mais jovem, o interesse em assistir as partidas online vem crescendo a cada ano. De acordo com um estudo da Amdocs realizado durante a Copa do Mundo de 2022, cerca de 50% dos brasileiros de até 35 anos assistiu a pelo menos uma das partidas do torneio pelo computador ou smartphone.

Artes Marciais Mistas (MMA)

Na sequência entre as modalidades mais populares para assistir online está o MMA. Sua principal competição, o UFC, que reúne os melhores lutadores do mundo, é responsável por atrair grande atenção dos brasileiros das regiões Sudeste, Norte e Nordeste, com destaque especialmente para o Rio de Janeiro, um dos estados que lideram a procura pelas lutas de MMA online.

Automobilismo

O automobilismo, impulsionado pelo sucesso da Fórmula 1, é o terceiro entre os esportes mais assistidos online no Brasil. Popular nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o automobilismo vivencia atualmente um período de grande popularidade entre o público de até 30 anos, em parte devido ao sucesso e alcance da série “Drive to Survive”, disponível na Netflix.

Lançada em 2018, a produção aborda os bastidores da Fórmula 1, com entrevistas exclusivas e sequências eletrizantes dentro das pistas de corrida, o que contribuiu para atrair uma faixa de expectadores até então desconectada com a modalidade.

Grande audiência em potencial

A preferência dos mais jovens pelo streaming esportivo demonstra que essa é uma tendência que veio para ficar. Com a facilidade no acesso as plataformas de streaming e uma velocidade de conexão móvel cada vez maior, tudo indica que o hábito de assistir aos eventos esportivos pelo celular ou computador se tornará algo comum nos próximos anos.

Além das três modalidades citadas, outros esportes como basquete, tênis e vôlei também possuem uma audiência online cada vez mais consolidada, com um público assíduo e interessado em assistir as suas partidas e competições transmitidas na web. Portanto, não há como negar que a forma como os brasileiros consomem conteúdos esportivos está mudando, algo que deve gerar diversos desdobramentos, até mesmo na estrutura e no modo com que as transmissões são feitas.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário