O FUTURO DO FUTEBOL NO NORDESTE

"o bom desenvolvimento do futebol na Região Nordeste passa pelo desenvolvimento da Liga do Nordeste"

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Nos dias de hoje é inquestionável considerar que o bom desenvolvimento do futebol na Região Nordeste passa pelo desenvolvimento da Liga do Nordeste, seu sucesso ou seu fracasso passa pelo papel e desempenho desta Liga.
Os Campeonatos Estaduais de Futebol no Brasil são uma tradição inquestionável, porém, diante da visão moderna do Futebol no Mundo. Tais campeonatos são produtos inquestionavelmente ultrapassados, deteriorados e falidos. Nessa linha de pensamento há aqueles que dizem que os campeonatos estaduais só existem para dar sentido a existência das Federações Estaduais, as quais elegem a Presidência da CBF.

 

Com uma breve pesquisa facilmente poderemos identificar muitas deficiências nos Campeonatos Estaduais pelo Brasil, destacando-se negativamente como produto pouco atrativo para o público em geral, além de ser um produto deficitário para os clubes, há muitos outros problemas que poderíamos destacar, mas, para não nos alongar vamos ficar apenas com estes dois pontos.

Fazendo o recorte específico para a Região Nordeste, chama a atenção a escandalosa diferença entre a Copa do Nordeste e os Campeonatos Estaduais, mesmo considerando que a primeira ainda tem muito o que melhorar. Percebe-se o grande potencial deste campeonato regional, como ele movimenta o público e como impulsiona e eleva a qualidade do futebol praticado na região, é evidente também que este campeonato é um produto bruto, que carece de atenção e refinamento, estando ainda longe de exibir o seu grande potencial.

Considerando tal cenário, me atrevo aqui a traçar considerações que poderiam mudar muito a prática do futebol na região como também elevar o nível do produto futebol na região Nordeste no primeiro semestre do calendário.

1º – É necessário considerar uma reestruturação da Copa do Nordeste em um Campeonato do Nordeste (a partir da liga dos Clubes do Nordeste) tendo o mesmo como o principal produto do Futebol para toda a Região, bem como reestruturar os Campeonatos Estaduais para que estes cedam o devido espaço para valorizar esta competição no 1º semestre. Para simplificar o texto não vou aqui comentar sobre o estado de abandono no qual está a atual Liga do Nordeste, nem irei comentar o contexto nacional da chegada das SAF’s, como também a preparação para a constituição de uma grande liga para o futebol nacional.

2º – Nesse sentido os Campeonatos Estaduais passariam a ser competições de acesso a um torneio de 18 clubes (com o campeão e vice-campeão de cada campeonato estadual), o campeão e o vice-campeão do Torneio de Acesso acessariam à 2ª divisão do Campeonato do Nordeste; desta forma haveria um fortalecimento do futebol em toda região, fazendo com que os campeonatos estaduais cedam agenda e importância a uma competição maior e mais valorosa;

Em detalhes:

Campeonatos Estaduais (1as e 2as divisões) >> Torneio de Acesso ao Campeonato do Nordeste (campeões estaduais 18 clubes, campeão e vice-campeão de cada estado – campeonato em formato de pontos corridos ida e volta – campeão e vice campeão do torneio de acesso ascendem à 2ª divisão do Campeonato do Nordeste no ano seguinte – este Torneio de Acesso seria realizado no calendário logo após o término dos estaduais) >> 2ª Divisão do Campeonato do Nordeste (10 clubes: acesso anual de 2 clubes à 1ª divisão e decesso anual de 2 clubes aos respectivos estaduais) >> 1ª Divisão do Campeonato do Nordeste (10 clubes com decesso anual de 2 clubes).
Consideração: Tal estrutura geraria um gargalo qualitativo, os clubes para ascender ao Campeonato do Nordeste passariam pela prova de fogo do Torneio de Acesso.

3º – Em sua 1ª e 2ª Divisões o Campeonato do Nordeste teria um total de 20 clubes, 10 na primeira Divisão e outros 10 na 2ª Divisão. Seriam 20 jogos no formato de pontos corridos ida e volta, caindo 2 e subindo 2 ao final de cada ciclo.

4º – A Liga do Nordeste seria responsável pela realização anual de 3 campeonatos: O Torneio de Acesso; a 2ª Divisão do Campeonato do Nordeste e a 1ª Divisão do Campeonato do Nordeste. Os ganhos com tal formato seriam consideráveis, seja em agenda, seja em estruturação, seja em produto, seja em publicidade.

5º – Haveria uma necessidade em se investir em organização e infraestrutura começando com a exigência de um alto padrão para todos os estádios, redes de comunicação e uma forma ágil, inteligente e eficiente de venda dos ingressos. A busca de um padrão elevado de qualidade em todos os sentidos garantiria a longevidade como também uma excelente venda do produto Campeonato do Nordeste.

Escrevi este texto em alguns momentos de distração com o intuito de resenhar a respeito. Não fiz qualquer pesquisa aprofundada e não entrei em maiores detalhes. Me diz aí o que você acha? Você tem alguma outra sugestão? O que pensa a respeito? Você gostou ou não gostou do rascunho geral da proposta? Toda e qualquer participação é bem-vinda.

Escrito por: Preto Véio

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário