Que o futebol é a paixão nacional do brasileiro é algo que nem precisa mais ser dito. De fato, pouca gente não se interessa pelo esporte, e por isso é natural que muitos façam dele material de estudo, pesquisa e fonte de trabalho. Canais no YouTube voltados a falar de futebol não faltam, seja no Brasil, seja no exterior, e pode parecer difícil conseguir algum destaque num mercado aparentemente já saturado, mas não precisa ser necessariamente assim.
Claro que existem grandes canais enquanto braço dos gigantes da mídia, mas há bastante espaço para outro tipo de conteúdo. Nesse sentido, vale notar que muitos dos canais existentes hoje pecam em aspectos básicos, especialmente na hora de editar os vídeos. Isso abre espaço para que novos criadores, que contem com um bom editor de vídeo ao seu lado, possam entrar na concorrência.
Fazer um bom vídeo para se destacar no YouTube é muito mais do que ter uma simples ideia – é preciso saber colocá-la em prática com seriedade e profissionalismo. Embora, de fato, boas ideias estejam aí, poucas delas se concretizam em projetos sérios. Vejamos, portanto, como se diferenciar dessa parcela e obter destaque através da qualidade do produto audiovisual final.
Utilizando ferramentas de edição a seu favor
Existe uma expressão comum que diz que um trabalho bem-sucedido é 1% inspiração e 99% transpiração. Embora o clichê seja óbvio, ela não deixa de ser verdadeira em muitos sentidos, e a criação de conteúdo relevante para a internet hoje é um deles.
Existem muitas boas ideias perdidas por aí, mas poucas efetivamente se tornam bons projetos, e os motivos para isso são variados. Um deles, e é justamente o que iremos destacar aqui, é não observar corretamente a necessidade das ferramentas adequadas para produzir um bom vídeo, por exemplo – afinal, estamos falando de YouTube.
Uma ferramenta que pode ser muito útil para quem quer criar conteúdo de futebol relevante para o YouTube é o CapCut Online, um software que pode ser utilizado gratuitamente, não requer downloads e serve a muitos propósitos ao mesmo tempo.
Talvez a grande vantagem desse produto seja sua versatilidade. Ao mesmo tempo em que ele pode ser usado para gravar a tela do celular ou computador ou inserir legendas, ele também serve para propósitos mais avançados, como tirar fundo de imagem para obter novos resultados.
O CapCut Online pode ser usado tanto no desktop e no laptop, de modo que, se o usuário assim desejar, pode exportar com facilidade seu projeto para o YouTube tradicional ou o YouTube Shorts, que é voltado para o consumo de conteúdo mais rápido.
Aprenda a explorar os recursos do editor de vídeo para se destacar
Embora num primeiro momento o CapCut possa parecer intimidador por sua vasta quantidade de recursos, ele serve a tantos propósitos que tanto usuários iniciantes quanto os mais avançados encontram nele uma ferramenta de ampla utilidade.
Quem precisa redimensionar o vídeo, por exemplo, poderá usar o mesmo programa que quem só quer inserir um título no thumbnail, por exemplo. Esses e outros recursos, aliás, são as coisas que farão a diferença entre um vídeo bem-editado e relevante para o YouTube e um material considerado amador que provavelmente passará batido para o público final.
Naturalmente que cada criador tem o próprio estilo e, por consequência, vai utilizar as ferramentas do CapCut Online à própria maneira.
Ainda assim, o que importa é que o software em si oferece uma série de recursos que podem auxiliar todo tipo de criador: uma vasta biblioteca de áudio, vídeos e músicas, filtros de todos os tipos, ferramentas de criação de legenda e narração e mais, como você pode ver na imagem abaixo.
No fim, ainda dá para comprimir vídeo e enviar para as redes sociais com a qualidade desejada ou diferentes formatos.
Como já foi dito, um dos grandes chamarizes do CapCut é o fato de ele estar disponível em versão gratuita, mas ainda assim com muitos recursos profissionais úteis. É uma ótima oportunidade para quem prefere testar o produto na prática e ver se ele, de fato, é o que ele busca para os seus projetos.
O novo jogador no tabuleiro digital: Inteligência Artificial
Um aspecto importante e que não pode ser deixado de fora nas análises sobre o CapCut Online é seu uso de Inteligência Artificial como recurso disponível para os usuários.
Embora a IA seja vista com desconfiança por muita gente, e existe inclusive conteúdo na internet feito exclusivamente dessa forma, ela pode ser utilizada em favor dos criadores de conteúdo como complemento e braço útil.
Dentro do CapCut, por exemplo, é possível utilizar o Gerador de Vídeos IA para criar conteúdo automaticamente a partir de um prompt de texto ou então de uma imagem. É um complemento muito interessante a ser explorado, especialmente para quem quer se diferenciar num meio com tendências de saturação.
Como se diferenciar da concorrência no YouTube
Não existe fórmula mágica para criar um canal de sucesso no YouTube – ou então um TikTok viral, um Twitter/X influente ou ainda um Instagram estourado de acessos. O que existe, porém, são técnicas para melhorar seu produto e fazê-lo ser bem recebido pelo seu público-alvo.
Se você ainda for um editor iniciante, não tem problema: o CapCut é intuitivo no uso e não intimida quem não tem experiência na área. Como pode ser utilizado em versão gratuita, dedicar seu tempo a explorá-lo sequer pode ser chamado de “investimento financeiro” – mas ainda assim é um investimento no seu conhecimento e, por conseguinte, no produto final a ser desenvolvido.
O YouTube é certamente um meio digital desafiador de utilizar, mas não quer dizer que não haja espaço para novas ideias – desde que bem executadas e com propósito de preencher lacunas existentes, ou melhorar pontos falhos em certas áreas de conteúdo. Saber entrar nesse mercado com um produto competitivo, no fim das contas, é o que pode fazer a diferença.