O Esporte Clube Bahia encaminhou a saída do lateral-esquerdo Matheus Bahia, que está fora dos planos para a temporada 2024. Recentemente, o clube informou que o jogador não se apresentou no CT Evaristo de Macedo, na manhã do último sábado (6), e que estava negociando sua saída. O destino do atleta de 24 anos será o Ceará, segundo informação de Caio Leony.
Matheus Bahia teve seu nome ventilado como alvo do CSKA Moscow, mas ele recusou a proposta por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia. Outro interessado era o Fenerbahçe, mas as conversas não evoluíram. Nos últimos dias, o lateral-esquerdo também foi sondado por Corinthians e Red Bull Bragantino.
Natural de Salvador, Matheus Bahia Santos passou pelas divisões de base do Palmeiras e Athletico Paranaense antes de chegar ao Bahia, em 2018, inicialmente para reforçar o time sub-20. Em 2019, foi integrado ao elenco de transição, mas não ficou muito tempo e foi promovido ao elenco principal se tornando titular da equipe comandada pelo técnico Dado Cavalcanti. Em 2020, disputou 15 jogos, 13 pelo Brasileirão e 2 pela Copa Sul-Americana. Em 2021, foram 51 partidas disputadas, 3 gols e 5 assistências.
O lateral terminou 2021 em baixa e bastante criticado pela torcida, principalmente pelo pênalti cometido na derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, que acabou rebaixado o Tricolor Baiano para Série B. Ele iniciou 2022 como reserva, chegando a virar terceira opção, mas recuperou o bom futebol e reassumiu a titularidade, disputando 22 jogos. Em 2023, voltou a perder espaço por conta da concorrência. Foram 28 jogos, com uma assistência.