Vitória vence de virada, carimba acesso à Série A e encaminha título da Série B

o Rubro-Negro contrariou os números, calou os críticos e está de volta à Elite.

FOTO: Victor Ferreira/ECV

Acabou a ansiedade, nação rubro-negra. O Esporte Clube Vitória está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Nessas 36 rodadas, em nenhum momento o acesso pareceu estar ameaçado, muito pelo contrário, desde aquela arrancada impressionante, com 5 vitórias seguidas, se mantendo firme e forte mesmo nos momentos de oscilações. Mas essa caminhada heroica do Leão começou no ano passado, quando chegou a brigar contra o rebaixamento na Série C, e terminou conseguindo a classificação mesmo com 2% de chances e o acesso à Série B.

 

Em 2023, o Vitória começou mal o ano, com eliminações precoces no Campeonato Baiano e Copa do Nordeste, e não foi colocado pelos matemáticos como candidato ao acesso. Chegaram a apontar o Leão como um possível candidato ao rebaixamento. Mas o Rubro-Negro contrariou todas as estatísticas, calou os críticos e com uma campanha brilhante, arrancou rumo ao acesso, depois de cinco anos longe, coroando o excelente trabalho do presidente Fábio Mota e do técnico Léo Condé e seus comandados.

Neste domingo, o Vitória precisava de um simples empate contra o Novorizontino, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP), mas conseguiu vencer por 2 a 1 de virada nos últimos minutos, em duelo da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, confirmando o retorno à Elite com duas rodadas de antecedência. Líder, com 69 pontos, o Leão não só garante o acesso, como encaminha o título, que pode ser oficializado na terça-feira com um tropeço do Criciúma.

O Novorizontino foi melhor que o Vitória no primeiro tempo e conseguiu abrir o placar aos 20 minutos, com Rômulo, aproveitando bola espalmada de Lucas Arcanjo em finalização de Geovane. O time paulista teve a chance de ampliar com Ronaldo, que perdeu de frente para o gol. Aos poucos, o Leão foi chegando, e no último lance, aos 49 minutos, Zeca cruzou na área para Léo Gamalho empatar.

No segundo tempo, o Novorizontino voltou pressionando e criou duas grandes chances com menos de 15 minutos, uma delas carimbando o travessão em finalização por cobertura após vacilo da defesa rubro-negra. Aos 37, Felipe Marques parou em grande defesa de Lucas Arcanjo. Precisando vencer para entrar no G-4, o time paulista seguiu melhor e pressionando, mas pecando nas finalizações, enquanto o Leão se defendeu bem e nos acréscimos conseguiu a virada com gol de pênalti de Welder.

Na sequência da competição, o Esporte Clube Vitória enfrenta o Sport, no próximo sábado (18), às 17 horas, no Estádio Manoel Barradas, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Na última rodada, o Leão encara a Chapecoense, no dia 25/11, na Arena Condá, em Chapecó.

Já o Novorizontino encara o Londrina, na sexta-feira (17), às 21h30, no Estádio do Café, em Londrina (PR). O time paulista encerra a competição enfrentando o Criciúma, dentro de casa.

JOGOS DA 36ª RODADA DA SÉRIE B

SEXTA, 10/11
19h00 – Vila Nova 4 x 1 Londrina
21h30 – Sport 0 x 0 Atlético-GO

SÁBADO, 11/11
15h30 – Ituano 2 x 1 Sampaio Corrêa
17h00 – Avaí 1 x 1 CRB
17h00 – Chapecoense 2 x 0 Botafogo-SP
18h00 – Tombense 0 x 1 Ponte Preta

DOMINGO, 12/11
15h45 – Ceará 2 x 0 Mirassol
18h00 – Novorizontino 1 x 2 Vitória

TERÇA, 14/11
19h00 – Guarani x Criciúma
21h30 – ABC x Juventude

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário