Precisando desesperadamente vencer para amenizar um pouco a pressão pela derrota para o Cuiabá por 3 a 0 na última rodada e ganhar um respiro na luta contra o rebaixamento, o Esporte Clube Bahia mais uma vez decepcionou o seu torcedor, ficando apenas no empate em 1 a 1 com o Athletico-PR, na noite deste domingo (12), na Arena Fonte Nova, em partida da 34ª rodada do Brasileirão. Everaldo marcou de pênalti para o Esquadrão, mas Canobbio empatou para o Furacão.
Com o resultado, o Bahia chega aos 38 pontos e cai para a 16ª colocação, sendo ultrapassado pelo Vasco (que venceu o América-MG e chegou aos 40), e ficando apenas um ponto acima do Cruzeiro (primeiro time dentro do Z-4 e com dois jogos a menos – contra Fortaleza e Vasco).
O Bahia foi superior no primeiro tempo, mas não conseguiu transformar a posse de bola em gols. O Esquadrão criou várias oportunidades, mas pecou na finalização das jogadas e deixou a torcida impaciente na Arena Fonte Nova. O time baiano pressionou com bastante pela esquerda com Biel e Juba, enquanto o meia Cauly teve duas chances claras. Já o Athletico-PR apostou nos contra-ataques e em lances pela ponta direita, mas não mostrou repertório para abrir o placar nos primeiros 45 minutos.
O segundo tempo seguiu movimentado e em menos de 5 minutos, uma chance para cada lado. Thaciano obrigou boa defesa de Bento, enquanto Canobbio perdeu de cara para Marcos Felipe. O Esquadrão seguiu pressionando, e de tanto martelar, chegou ao seu gol aos 27 minutos. Gilberto sofreu pênalti, Everaldo cobrou e abriu o placar. O Tricolor tinha o jogo nas mãos, tinha posse de bola, mas não matou o jogo e aos 42 minutos, Canobbio subiu mais que a defesa para marcar de cabeça e empatar.
Por conta da pausa para a data Fifa, o Esporte Clube Bahia volta a campo dia 25 de novembro, um sábado, às 19h30, para enfrentar o Corinthians, na Arena Néo Química, em Itaquera (SP), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Na sequência, o Esquadrão enfrenta ainda São Paulo (casa), América-MG (fora) e Atlético-MG (casa).
O Athletico-PR tem pela frente um concorrente direto do Bahia, o Vasco da Gama, também no dia 25 de novembro, às 19h30, na Arena da Baixada. O Furacão também enfrenta Cruzeiro (fora), Santos (casa) e Cuiabá (fora).
JOGOS DA 34ª RODADA DA SÉRIE A
SÁBADO, 11/11
16h00 – Coritiba 1 x 0 Cruzeiro
18h30 – Flamengo 1 x 1 Fluminense
21h00 – Palmeiras 3 x 0 Internacional
DOMINGO, 12/11
16h00 – RB Bragantino 2 x 2 Botafogo
16h00 – Grêmio 0 x 1 Corinthians
18h30 – Vasco 1 x 1 América-MG
18h30 – Santos 0 x 0 São Paulo
18h30 – Atlético-MG 2 x 1 Goiás
18h30 – Bahia 1 x 1 Athletico-PR
18h30 – Cuiabá 2 x 1 Fortaleza