O atacante Rafael Ratão estreou pelo Bahia no empate sem gols com o São Paulo no Morumbi, saindo do banco de reservas, e depois emplacou uma sequência de oito jogos como titular, marcando dois gols. Porém, diante do Goiás, Rogério Ceni optou pelo esquema com dois atacantes (Ademir e Everaldo) em virtude da volta de Cauly. Com isso, Ratão começou no banco de reservas, e entrou no segundo tempo para marcar um gol e contribuir com duas assistências no triunfo por 6 a 4.
Ratão falou sobre a disputa pela titularidade no Bahia e frisou que “ninguém tem cadeira cativa”, além disso, revelou que Rogério Ceni deve mudar novamente o time nos próximos jogos. Mesmo ficando no banco, o jogador afirmou que é o importante é estar atuando e ajudando o Bahia com gols e assistências.
“Agora mesmo, próximo jogo, a gente vai ter sequência de dois jogos em poucos dias. Ele falou que vai mudar o time. Aqui ninguém tem cadeira cativa, grupo grande, muita qualidade […] Eu também tenho bastante a evoluir, me adaptando ao futebol brasileiro. A cada semana, cada jogo, me sentindo melhor, os gols estão saindo, isso é muito importante”, disse o atacante, em entrevista ao ge.globo.
“Vários jogadores fazem várias funções, como eu. Entrei no jogo na ponta do outro lado, depois fui para 9. Tem outros também. Isso é bom para o Ceni, para o Bahia, pode mudar, colocar uma escalação diferente. Cada jogo ele muda alguma coisa, algumas peças. Faz parte. Acontece. O importante é estar feliz, entrei no jogo, fiz gol e o Bahia ganhou um excelente jogo, o mais importante”, detalhou o camisa 11 tricolor.