Nesta quarta-feira (11), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio do VAR após o gol antológico marcado pelo lateral-direito Gilberto, no último sábado, no triunfo por 6 a 4 sobre o Goiás, no Estádio Hailé Pinheiro, pela 26ª rodada da Série A. Ele foi avisado por Yago Felipe que o goleiro Tadeu estava adiantado e cobrou a falta do meio de campo, marcando um golaço.
“Eu vi o goleiro adiantado. O Yago me falou antes, me perguntou se eu teria a capacidade de meter aquela bola ali. Só esperei o juiz apitar para ele não anular o gol”, disse Gilberto.
Após o gol, os jogadores do Goiás reclamaram, porém, o árbitro e a cabine do VAR entenderam como lance normal. No momento, ocorreu um choque de cabeça entre dois jogadores, que foram atendidos foram do campo. No vídeo, é possível ouvir o árbitro Raphael Claus apitando e autorizando a cobrança da falta.
“Pode jogar aqui Gilberto, falta aqui. Bahia bola.”
Daiane Muniz, responsável pelo VAR, pede para voltar o lance no início do movimento de Gilberto e confirmar se a bola estava parada ou em movimento.
“Deixa eu ver se a bola está parada, tá? Eu preciso ver se a bola está parada.”
Momentos após a checagem, o VAR confirma o gol.
“Perfeito, Claus autorizou, a falta foi cobrada.”
“Claus, Daiane aqui. Gol confirmado.”