Campeão da Copa do Brasil, São Paulo é o 1º classificado para a Libertadores de 2024

A vitória do São Paulo sobre o Flamengo na Copa do Brasil garante sua vaga na Copa Libertadores de 2024, graças a Lucas Moura e Rodrigo Nestor.

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

O São Paulo é um clube tradicional do futebol brasileiro e sul-americano há décadas. No entanto, além de um único campeonato estadual local, seu último título notável veio em 2012, quando o na época adolescente Lucas Moura levou a equipe à Copa Sul-Americana, o equivalente à Liga Europa.

Moura causou uma grande impressão desde seu retorno ao São Paulo após mais de uma década na Europa. Ele aproveitou as defesas espaçosas dos campos brasileiros. Seu retorno fez com que o São Paulo empatasse em 1 a 1 com o Flamengo no domingo, no Morumbi, e vencesse a Copa do Brasil por 2 a 1 no placar agregado. O único gol do Flamengo foi marcado por Bruno Henrique, enquanto o gol da vitória do São Paulo foi criado por Rodrigo Nestor.

Glória do segundo jogo

O jogo teve duas partidas finais, em 17 e 24 de setembro. Moura pode não ter tido o melhor desempenho durante a partida, mas quase marcou um gol com um chute alto no jogo de volta e quase ganhou a partida quando criou uma chance para o companheiro de ataque Luciano bem no apito final.

Liderado por seu técnico argentino, Jorge Sampaoli, o Flamengo mostrou domínio desta vez. O São Paulo tinha muito espaço pela ala esquerda e ensaiou o gol várias vezes antes de Jonathan Calleri, atacante do West Ham, marcar.

Na volta do intervalo, uma cobrança de falta da direita do São Paulo foi afastada pelo goleiro Agustín Rossi. Nestor respondeu com um chute de voleio com o pé esquerdo que foi parar no canto inferior esquerdo do gol.

A vitória garante uma vaga para o Tricolor na Copa Libertadores de 2024, proporcionando mais chances para os apostadores fazerem suas sport bet.

Será a 22ª participação da equipe no principal evento do continente, do qual o clube é três vezes campeão (1992, 1993 e 2005), três vezes vice-campeão (1974, 1994 e 2006) e quatro vezes semifinalista (1972, 2004, 2010 e 2016).

O time completo

No jogo histórico que garantiu a taça para o Soberano no Morumbi, o São Paulo escalou Rafael como goleiro, com os zagueiros Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista.

No meio-campo, estavam Pablo Maia, Alisson, Wellington Rato e Nestor, enquanto os atacantes eram Lucas e Calleri. A equipe foi dirigida pelo técnico Dorival Júnior, jogando no esquema 4-4-2. Diego Costa, Wellington, Gabriel, Luciano e Michel Araújo foram os substitutos.

Do lado adversário, também jogando no esquema 4-4-2, o Flamengo escalou um time completo, com Rossi como goleiro e os zagueiros Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas.

Os meio-campistas foram Erick Pulgar, Thiago Maia, Gerson e Arrascaeta, com Luiz Araújo, Victor Hugo e Everton Ribeiro como substitutos dos três, respectivamente. Já os atacantes foram Pedro, substituído por Gabriel, e Bruno Henrique.

Perspectivas da Copa Libertadores 2024

O São Paulo se tornou o primeiro time a se classificar para a Copa Libertadores da América de 2024. As outras seis vagas restantes dos clubes brasileiros serão preenchidas na Série A. Atualmente, o Tricolor Paulista está apenas na 10ª posição da Série A, com 35 pontos – 31 gols marcados e 27 sofridos.

Apesar de ter vencido a Copa do Brasil, o São Paulo também sofreu sete gols em dez jogos. Esse número de gols é resultado da fraqueza dos jogadores de meio-campo e de lateral, pois a maior parte dos gols veio do flanco, e da incapacidade de interromper o fluxo de bola a partir do meio-campo. A opção está aberta para o técnico Dorival Júnior reforçar a equipe para a próxima temporada.

O próximo ano é uma grande chance para o São Paulo agradar seus torcedores em busca da glória na Copa Libertadores. Sua última participação em 2021 terminou nas quartas de final, perdendo por 4 a 1 no placar agregado para o Palmeiras. As esperanças dos torcedores para a equipe agora estão no artilheiro da Série A, Jonathan Calleri, que tem nove gols nesta temporada.

Autor(a)

Deixe seu comentário