Bahia tentará quebrar tabu de 10 anos diante do Cruzeiro no Mineirão

O último triunfo do Bahia sobre o Cruzeiro em Minas Gerais aconteceu em 2013

Foto: Divulgação/iBahia

O Esporte Clube Bahia quebrou dois tabus nos últimos três jogos, vencendo pela primeira vez o Goiás fora de casa e depois quebrando o jejum de 10 anos sem vencer o Internacional em Salvador. Nesta quarta-feira (25), o Esquadrão tem mais um TABU para quebrar, diante do Cruzeiro, às 20h, no Mineirão, em confronto direto válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Tricolor não vence a Raposa fora de casa há 10 anos.

 

O último triunfo do Bahia sobre o Cruzeiro em Minas Gerais aconteceu no dia 1º de dezembro de 2013, pela penúltima rodada do Brasileirão. O Tricolor saiu na frente com Marquinhos Gabriel, levou o empate com Vinícius Araújo, mas nos minutos finais, Anderson Talisca decretou o triunfo por 2 a 1 no jogo da entrega da taça do Cruzeiro, campeão brasileiro naquele ano. O resultado garantiu a permanência do Tricolor na Série A.

Naquele jogo, o Bahia treinado por Cristóvão Borges, atuou com Marcelo Lomba, Demerson, Raul e Titi; Fahel, Hélder, Rafael Miranda, Marquinhos Gabriel e Anderson Talisca; William Barbio e Fernandão.

Em junho, no duelo pelo primeiro turno, os times se enfrentaram na Arena Fonte Nova e empataram por 2 a 2. O Bahia, comandado por Renato Paiva, saiu na frente com Kayky, mas a Raposa, na época comandada pelo também português Pepa, conseguiu virar com gols de Bruno Rodrigues e Wesley. Arthur Sales saiu do banco para igualar o placar.

Bahia e Cruzeiro já se enfrentaram 56 vezes na história, entre Série A, Série B e Copa do Brasil. A Raposa tem enorme vantagem, com 30 vitórias, contra apenas 13 do Esquadrão, além de 13 empates.  Nos últimos oito encontros, o Bahia só venceu o Cruzeiro uma única vez (2 x 0 em 2022 pela Série B). Fora isso, foram duas derrotas e cinco empates.

Confira a ficha técnica do jogo de 2013:

Cruzeiro 1 x 2 Bahia

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Lucas Silva e Souza; Everton Ribeiro (Júlio Baptista), Ricardo Goulart (Willian) e Dagoberto; Borges (Vinícius Araújo)
Técnico: Marcelo Oliveira

Bahia
Marcelo Lomba; Rafael Miranda, Titi, Demerson e Raul; Fahel, Hélder, Anderson Talisca e Marquinhos Gabriel (Diones); William Barbio (Fabrício Lusa) e Fernandão (Souza)
Técnico: Cristóvão Borges

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data: 1º de novembro (domingo)
Gols: Marquinhos Gabriel, aos 14 minutos do 1º tempo; Vinícius Araújo, aos 39 minutos; e Anderson Talisca, aos 45 minutos do 2º tempo
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartões amarelos: Dagoberto (Cruzeiro) e Fahel (Bahia)
Público pagante: 47.999

Público presente: 48.112

Renda: R$ 2.424.925,00

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário