Depois de amargar duas derrotas em sequência fora de casa (Cruzeiro e Palmeiras), o Esporte Clube Bahia voltou a campo na noite desta terça-feira com a obrigação de somar os 3 pontos, não apenas por jogar em casa, mas também por enfrentar um adversário completamente reserva e com a cabeça na final da Libertadores. Mesmo apresentando um futebol pobre tecnicamente e tomando sufoco nos minutos finais, o Esquadrão conseguiu fazer o dever de casa e vencer o Fluminense por 1 a 0 suado, com gol de Everaldo, na Arena Fonte Nova, pela 31ª rodada da Série A.
Com o triunfo, o Esquadrão chegou aos 37 pontos e assumiu o 13º lugar, ultrapassando Corinthians e Cruzeiro, e abrindo cinco pontos em relação ao Goiás, primeiro time dentro do Z-4, com 32 pontos. Todos os times ainda jogam na rodada. Já o Fluminense permanece na 8ª colocação, com 45 pontos.
O Bahia começou o jogo numa apatia tremenda, sem conseguir criar jogadas de ataque, e sendo pressionado pelo Fluminense, que foi superior nos primeiros 45 minutos e colocou duas bolas na trave, com Giovanni Manson e Leo Fernández. Apesar do rendimento abaixo, o Tricolor foi para o intervalo vencendo por 1 a 0, com gol marcado aos 38 minutos por Everaldo, de cabeça, após cruzamento de Camilo Cándido. Após o gol, o Esquadrão teve outra boa chance com Biel, parando no goleiro adversário.
No segundo tempo, o cenário foi o mesmo, mas bem mais difícil de assistir em relação ao primeiro. O Fluminense mais organizado em campo, criando situações de gol e levando mais perigo, e do outro lado um Bahia desorganizado, apático e sem sintonia, se mostrando acomodado com o triunfo magro de 1 a 0. Nos acréscimos, o Fluminense teve uma chance clara de empatar, mas Isaac perdeu de cara para o gol. Os minutos finais foram de sufoco, mas o Bahia segurou a pressão.
Na sequência da competição, o Esporte Clube Bahia deixa novamente Salvador para enfrentar o Grêmio, no próximo sábado (04), às 19h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). O duelo é válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Depois, o Esquadrão joga duas partidas em casa, contra Cuiabá e Athletico-PR.
Já o Fluminense volta a campo no sábado (04) para enfrentar o Boca Juniors, às 17h, no Maracanã, pela final da Copa Libertadores. Pela Série A, o time carioca joga no dia 8, às 19h, contra o Internacional, no Beira-Rio.
JOGOS DA 31ª RODADA DA SÉRIE A
TERÇA, 31/10
19h00 – Bahia 1 x 0 Fluminense
QUARTA, 01/11
19h00 – Corinthians x Athletico-PR
19h00 – Internacional x América-MG
20h00 – Flamengo x Santos
20h00 – Coritiba x Grêmio
21h30 – Botafogo x Palmeiras
21h30 – Atlético-MG x Fortaleza
QUINTA, 02/11
17h00 – Cuiabá x Vasco
18h00 – Goiás x RB Bragantino
20h00 – São Paulo x Cruzeiro