Fortaleza é o primeiro nordestino em uma semifinal sul-americana

Agora o time cearense encara o Corinthians, que passou no sufoco pelo Estudiantes, nos pênaltis. 

Foto: Mateus Lotif/FEC

O Fortaleza alcançou uma marca histórica nesta quinta-feira (24). Após vencer o América-MG por 3 a 1 no Independência, o Leão do Pici voltou a vencer na Arena Castelão, agora por 2 a 1, e conquistou a classificação para a semifinal da Copa Sul-Americana. Com isso, o time comandado por Juan Pablo Vojvoda se torna o primeiro nordestino a alcançar uma semifinal de competição sul-americana. Agora o time cearense encara o Corinthians, que passou no sufoco pelo Estudiantes, nos pênaltis.

 

Até então, o máximo que um time nordestino havia conseguido alcançar foi a fase de quartas de final, seja de Libertadores ou Sul-Americana. O Bahia teve quatro quartas de final sul-americanas, enquanto Sport e Ceará chegaram uma vez nessa fase.

O Bahia disputou as quartas de final da Libertadores em 1960 e 1989, após as conquistas dos títulos brasileiros. Em 60, foi eliminado pelo argentino San Lorenzo, com um 5 a 3 no agregado. Em 89, que já contava com fase de grupos, o Tricolor foi eliminado pelo Internacional, perdendo por 1 a 0. Além da Libertadores, o Bahia também chegou nas quartas de final da Copa Sul-Americana duas vezes. Em 2018, acabou eliminado pelo Athletico-PR, no pênaltis. Em 2020, perdeu os dois jogos para o Defensa y Justicia-ARG.

O Sport chegou às quartas da Copa Sul-Americana de 2017, caindo para o Junior Barranquilla depois de perder em Recife por 2 a 0 e não sair do zero na Colômbia. Já o Ceará teve a melhor campanha da primeira fase da Sul-Americana de 2022, com 100% de aproveitamento, mas acabou sendo eliminado pelo São Paulo nas quartas de final, na disputa por pênaltis. O time paulista chegou na final, mas perdeu o título para o Independiente del Valle.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário