O atacante Rildo, com passagem pelo Bahia no ano passado, mudou de clube, mas seguirá atuando no futebol português. O jogador, de 23 anos, estava no Santa Clara, que foi rebaixado após terminar a última temporada na última colocação do Campeonato Português, e foi anunciado nos últimos dias como novo reforço do Portimonense, também de Portugal. O vínculo será até junho de 2024. No Portimonense, Rildo vai encontrar o goleiro Gabriel, de 19 anos, que pertence ao Bahia está emprestado ao clube português.
No empréstimo, existe a cláusula de compra no valor de 3 milhões de euros (R$ 16,1 milhões, na cotação atual). Em troca, o Portimonense cedeu ao Santa Clara o volante Gustavo Klismahn, ex-Desportivo Brasil, por um ano. Rildo recebeu propostas para retornar ao futebol brasileiro. Três clubes da Série B (Grêmio Novorizontino, Guarani e Ponte Preta) procuraram o jogador, que decidiu seguir em Portugal.
Natural de Rondonópolis (MT), Rildo Gonçalves de Amorim Filho passou pela base do São Paulo antes de chegar ao Grêmio, em 2018. Foi promovido ao elenco principal em 2020, mas no ano seguinte foi emprestado ao Brasil de Pelotas, onde atuou 18 jogos e marcou um gol. Esse ano, entrou em campo 12 vezes com o time gaúcho (11 pelo Estadual e 1 pela Copa do Brasil), marcou um gol e deu uma assistência.
Emprestado ao Bahia para a disputa da Série B em 2022, Rildo entrou em campo 15 vezes, marcou 2 gols e deu 3 assistências, mas em julho recebeu uma proposta do Santa Clara, de Portugal, e foi vendido pelo Grêmio por R$ 7 milhões. O Esquadrão recebeu 10% como taxa de vitrine. Pelo Santa Clara, ele disputou 27 jogos, com 5 gols e 1 assistência.