Através das redes sociais, o Grapiúna anunciou a troca no comando técnico da equipe a uma semana da estreia no Campeonato Baiano da Série B. Trata-se de Ronaille Calhera Seara, de 39 anos, ex-atacante com passagens por Colo Colo-BA, Juazeirense e clubes da Colômbia, Peru, Portugal, China, Malta, El Salvador, República Dominicana e Albânia. O treinador chega para substituir José Carlos Amaral, que foi anunciado em abril, mas deixou o comando do time. A primeira partida do Grapiúna será diante do Jequié, fora de casa, às 16h de domingo (14).
O Campeonato Baiano da Série B 2023 começa no dia 13 de maio. A disputa pelo acesso terá dez clubes nesta edição. O campeão e o vice-campeão conquistarão as vagas na Série A de 2024. Já os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série C. Colo-Colo, Fluminense de Feira, Galícia, Grapiúna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Leônico, Unirb e Vitória da Conquista são os participantes da competição. O times se enfrentarão em jogos apenas de ida.
Após as 9 rodadas, os quatro melhores colocados avançarão para a semifinal. Na semifinal, o 1º colocado enfrentará o 4º colocado, enquanto o 2º colocado enfrentará o 3º. Os jogos desta fase acontecerão no sistema de ida e volta. Os dois vencedores após os 180 minutos disputarão o título em duas partidas.
JOGOS DA 1ª RODADA
DOMINGO, 14/05
15h – Vitória da Conquista x Jacobina (Lomanto Júnior)
15h – Leônico x Fluminense de Feira (Pituaçu)
16h – Jequié x Grapiúna (Waldomiro Borges)
16h – Juazeiro x Colo-Colo (Adauto Moraes)
16h – Unirb x Galícia (Antônio Carneiro)
- Vitória é o único time com 100% na Série B; Veja a classificação
- Vídeo: Goleiro do Manchester City manda recado para torcida do Bahia
- Líder segue 100% e lanterna zerado, Bahia dá salto; Veja classificação da Série A
- Jacaré leva o 3º cartão amarelo e desfalca o Bahia contra o Santos
- Paiva destaca ‘personalidade’ do Bahia para reagir e explica mudanças