Paiva fala sobre esquema com três zagueiros: “Temos que trabalhá-lo e fixá-lo”

"temos que trabalhá-lo, fixá-lo, sendimentá-lo.", disse o treinador.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O técnico Renato Paiva surpreendeu com a escalação para o jogo contra o Itabuna, disputado no último sábado, que terminou com goleada tricolor por 4 a 1 na Arena Fonte Nova e classificação para a final do Campeonato Baiano. O treinador optou por uma formação com três zagueiros, com Rezende fazendo o terceiro homem pela esquerda. Com isso, Jacaré e Chávez atuaram como alas. Questionado sobre a manutenção do esquema, o português afirmou que é preciso trabalhá-lo mais.

“Primeiro, temos um elenco fechado e trabalhar para isso. É óbvio que é preocupação geral nossa, ainda mais com esta aplicação de um novo sistema, temos que trabalhá-lo, fixá-lo, sendimentá-lo. Mas é óbvio que não jogamos sozinho. Se jogamos com o Palmeiras, uma estratégia, Bragantino, outra estratégia, posicionamento. Avaliar quem está do outro lado, mas nunca 30% e 70% daquilo que nós podemos fazer dentro da nossa ideia em relação a quem está do outro lado. Basicamente a vida do treinador é esta, mas com reforço constante daquilo que somos nós, isto para mim é fundamental”.

Paiva também voltou a valorizar o tempo para treinar. “Não pode fechar uma equipe a um só sistema. Mas também é verdade que falta de tempo para treinar e jogadores chegando aos poucos não nos permite sedimentar o sistema. […] Temos que pensar em equilibrar a equipe. E com a questão posicional dos três zagueiros. Tem que pense que é um sistema defensivo. Para mim, depende da dinâmica. O Jacaré entrando na linha de cinco tem pouca noção de linha defensiva. É risco. Vão se chegando os jogadores. E a gente pensa no melhor sistema. Nós vamos percebendo as características”.

Na próxima quarta-feira, o Bahia enfrenta o CRB, pela última rodada da Copa do Nordeste. Como já está eliminado, a tendência é que Paiva mande a campo um time alternativo, porém, ele desconversou após o triunfo sobre o Itabuna. “Vai ter que esperar, não vou dizer. Tem dois dias para o jogo. O CRB é uma equipe muito perigoso. O que não queremos é que haja oscilação. Vamos ver o relatório do desgaste dos jogadores e manter a estratégia adequada para ter time competitivo”.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário