Brasileirão 2023 deverá ser marcado pelo equilíbrio

muitos clubes tornaram-se SAF, como o próprio Bahia, e aumentaram consideravelmente seu poder aquisitivo.

Analisando os últimos anos do futebol brasileiro, fica evidente o domínio de Palmeiras, Flamengo e, a uma certa distância, Atlético Mineiro. Entretanto, o início da temporada 2023 dá mostras de que as disputas serão muito mais acirradas ao longo do ano. Não é à toa que diversos torcedores já estão utilizando o cupom kto para apostar no sucesso de seus times.

Recentemente, muitos clubes tornaram-se SAF, como o próprio Bahia, e aumentaram consideravelmente seu poder aquisitivo. Com isso, o nível médio do futebol brasileiro subiu, fazendo com que haja mais equilíbrio.

Além disso, mesmo clubes que não viraram SAF, também têm conseguido reforçar seus elencos ou, então, manter a base por anos seguidos, dando entrosamento ao plantel. Portanto, o leque de times que podem brigar por títulos expressivos ou, no mínimo, arrancar pontos importantes dos favoritos ampliou-se consideravelmente.

Embora Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro ainda mantenham um certo favoritismo, eles terão obstáculos muito difíceis pela frente. O Brasileirão será um campeonato duro de se conquistar. Entre as principais contratações do ano estão Luis Suárez e Marcelo, anunciados, respectivamente, por Grêmio e Fluminense.

Só isso já mostra que há uma divisão de forças interessante no Brasil. Mas clubes como o Internacional e o Athletico Paranaense, vice-campeões do Brasileirão (Colorado) e da Libertadores (Furacão) no ano passado, também entram muito fortes em 2023.

E há diversos outros times que contam com bons jogadores no elenco e ainda podem evoluir ao longo do ano. Entre eles estão o Corinthians, o Botafogo, o América Mineiro e o Bahia – para citar apenas alguns.

Com tudo isso, não há dúvidas de que o Brasileirão 2023 deverá ser um dos mais equilibrados dos últimos anos. Por ser disputada em pontos corridas, a competição torna-se ainda mais difícil de se vencer. Afinal, os times precisam mostrar força ao longo de todo o calendário e cada jogo é uma decisão.

Ao contrário de torneios de mata-mata, em que um time pode ser beneficiado por um chaveamento mais fraco ou eliminar um rival favorito jogando de forma retrancada, no Brasileirão todas as equipes se enfrentam. Portanto, não há escapatória – é preciso mostrar força e repertório.

Uma coisa é certa: os torcedores podem se preparar para desfrutarem de jogos muito emocionantes ao longo da temporada. A tendência é que o nível técnico do Brasileirão, com tantos times reforçados, aumente também. Se continuar nesse ritmo, em breve a competição poderá atrair ainda mais interesse internacional e aumentar exponencialmente o nível de investimentos no futebol brasileiro.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário