Pelo 5º ano seguido na Série A, Fortaleza iguala Bahia, Sport e Ceará

o Leão do Pici conseguiu uma recuperação incrível no returno, conquistando 40 pontos.

Foto: Mateus Lotif/Fortaleza

O Fortaleza segue fazendo história no futebol brasileiro e com uma evolução surpreendente. Em 2017, depois de oito anos, deixou o martírio da Série C. Em 2018, sagrou-se campeão da Série B e retornou à Série A sob o comando do técnico Rogério Ceni. A simples presença na elite do futebol nacional já era um feito grandioso para um clube que vinha sofrendo nos últimos anos, porém, não ficou satisfeito apenas em figurar na Série A, e logo no seu retorno, terminou na 9ª colocação, três pontos abaixo do G-8, que dava vaga para a Pré-Libertadores, além de ter conquistado a Copa do Nordeste em 2019. Em 2020, disputou pela primeira vez a Copa Sul-Americana, mas caiu na primeira fase para o Independiente.

 

Em 2021, sob o comando do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza alcançou outro feito grandioso, terminando a Série A na 4ª colocação e garantindo vaga na Copa Libertadores, se tornando o primeiro nordestino a se classificar para o torneio na era dos pontos corridos. Em 2022, começou muito bem, sendo campeão cearense e Bi da Copa do Nordeste. Na Libertadores, avançou às oitavas de final, mas na Série A finalizou o primeiro turno na lanterna. De candidato ao rebaixamento, o Leão do Pici conseguiu uma recuperação incrível no returno, conquistando 40 pontos e na última rodada, alcançou a classificação para a Pré-Libertadores, terminando no 8º lugar.

Com isso, o Fortaleza é o primeiro nordestino a garantir vaga na Libertadores em dois anos seguidos. Além disso, o Leão do Pici disputará o Campeonato Brasileiro da Série A pela 5ª vez consecutiva em 2023, algo inédito em sua história, e igualará Sport (2014-2018), Bahia (2017-2021) e Ceará (2018-2022), que passaram cinco temporadas ininterruptas na elite do Brasileirão.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário