Responsável por ‘virada de chave’, Burse evitou fim de ano melancólico para o Vitória

Treinador teve 64% de aproveitamento em 14 jogos disputados neste ano pelo Leão da Barra

Foto: Divulgação/EC Vitória

Com o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro de 2023, o Esporte Clube Vitória conquistou o principal objetivo da temporada deste ano. Apesar disso, a campanha não foi tranquila para o Leão da Barra, visto que a equipe sofreu oscilações durante todas as competições. Inicialmente, a fase começou com a eliminação precoce no Campeonato Baiano, na primeira fase, pelo quarto ano consecutivo. Já na copa do Brasil, o Rubro-Negro sofreu duas derrotas amargas para o Fortaleza, sendo eliminado na 3ª fase. Em comparação com o ano passado, o aproveitamento caiu, sobretudo porque em 2021, a equipe alcançou a fase de oitavas de final.

Além disso, o clube contratou quatro treinadores. Dado Cavalcanti, Geninho, Fabiano Soares e o atual técnico, João Burse, integraram a atual campanha. Do mesmo modo, o auxiliar técnico, Ricardo Amadeu, ainda comandou o time por um período, no entanto, apenas uma partida, a derrota para o Ypiranga. Entre os técnicos efetivos, o pior aproveitamento foi de Geninho, porém, ficou apenas quatro jogos, com 25% de aproveitamento. Primeiro treinador da temporada, Dado Cavalcanti comandou a equipe em 10 jogos, com 47% de aproveitamento.

Contratado para substituir Geninho, Fabiano Soares ficou nove jogos e teve 41% de aproveitamento. A torcida já estava sem esperança, quando chegou João Burse, prata da casa. Ele assumiu o Leão com apenas 2% de chances de acesso e 56% de probabilidade de rebaixamento para Série B. Em 14 jogos, sofreu apenas uma derrota, e com 64% de rendimento, conseguiu não apenas a classificação heroica na primeira fase e na última rodada, como também o acesso.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário