O retorno de Enderson Moreira ao Bahia é o cúmulo do absurdo!

O RETORNO DO ENDERSON MOREIRA AO BAHIA É O CÚMULO DO ABSURDO E PODE NÃO AGREGAR

Foto: Divulgação

Há várias décadas, o saudoso governador Octávio Mangabeira cravou uma frase ou máxima que até hoje serve de metáfora para os absurdos que acontecem na Boa Terra, quando dizia: “Pense num absurdo, que na Bahia acontece!” E parafraseando no futebol, pode-se dizer: Pense num absurdo, que no Bahia acontece! Sou um desportista apaixonado pelo futebol e, mais apaixonado ainda, pelo meu querido Esporte Clube Bahia, um clube que aprendi a gostar e amar, há décadas e, mesmo tendo ciência e consciência dos desmandos e sordidez que permeiam o melhor esporte do mundo que o futebol, jamais abandonarei meu querido Bahêa, esteja em que Divisão estiver ou estando presidido por quem quer que seja, até porque, os dirigentes passam, mas, a instituição fica, é eterna.

 

Classifiquei como muito estranho o fato do Bahia demitir o técnico Guto de Ferreira no cê da madruga, poucas horas após a humilhante derrota diante do Novorizontino, até porque, o torcedor sabe a paciência e a tolerância que o presidente Guilherme Bellintani sempre teve e tem para demitir um treinador, procedimento que não se repetiu com o Guto Ferreira que dormiu empregado e acordou desempregado e logo nas primeiras horas da tarde a diretoria anunciou, oficialmente e com toda pompa, a contratação do “Tricampeão da Série B do Campeonato Brasileiro(…) Enderson Moreira”, para dar sequência à temporada.

A nota emitida e divulgada pelo Clube, além de enfatizar os três títulos conquistados pelo treinador na Série B destaca, também, a passagem do treinador pelo clube entre junho/2018 e março/2019, quando relata as grandes campanhas do time na Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão e ainda, ressalta os grandes clubes brasileiros, Fluminense, Santos, Atlético Paranaense, Grêmio e outros que o treinador já comandou no decorrer de sua carreira.

Em contrapartida, o emitente da Nota esqueceu ou se omitiu de relatar que, no citado período, o único título “relevante” conquistado pelo treinador foi o de campeão baiano de 2018, justamente, no ano em que iniciou a decadência técnica do rival. Ademais, o autor do comunicado se olvidou ainda, de citar a vergonhosa perda do título da Copa do Nordeste para o modesto Sampaio Corrêa em plena Fonte Nova lotada, quando o Bahia necessitava de um simples 1×0 para erguer à Taça e ainda, a saída do então jogador Vinícius, o atual Vina que vem brilhando no futebol cearense e brasileiro há três temporadas, fato causado por birra ou implicância desse treinador para com o jogador.

Para agravar a situação na época, o treinador “compensou” a saída do jogador, solicitando a contratação de Guilherme, que estava encostado no Corinthians, um refugo que foi contratado a peso de ouro pelo Bahia, no entanto, só veio curtir as belezas da Bahia porque, jogar futebol, necas de pitibiriba. Esses pontos negativos o clube não divulgou, mas, o torcedor não esquece.

Como o clube divulgou, com tanta pampa e relevância, o “tricampeonato” da Série B conquistado pelo treinador Enderson Moreira, envio diretamente para o presidente Guilherme Bellintani o pensamento de um ilustre e desconhecido torcedor. “Série B é tão difícil que é impossível um clube ser Bi-Campeão, por duas vezes seguidas!”.

José Antônio Reis, torcedor do Bahia e colaborador do Futebol Bahiano.

 

Deixe seu comentário!

10 Comentário

  1. Pelo que vejo , pelas opiniões aqui expressadas , o Bahia não precisa de nenhum treinador.. é auto gerenciável…nenhum treinador vai ser competente o suficiente para comandar o Nosso Bahia!! , Segundo vários torcedores aqui..gente! Que o Bahia tava jogando horrível e ganhando alguns jogos na pura sorte , é mais que óbvio..vamos apoiar o trabalho de quem tá chegando , vamos acreditar que o Bahia vai virar essa página e caminhar com mais solidez e segurança rumo a série A..

    • É claro e evidente que, por ser torcedor do Bahia, meu apoio é incondicional a qualquer treinador que o clube contrate porque só quero o bem e o brilho do meu time de coração.
      Em contrapartida, mesmo com todo amor e paixão que nutro pelo Clube, não me impede de opinar e expressar meu ponto de vista em dizer que à diretoria do clube cometeu o cúmulo do absurdo em promover o retorno do treinador, em função da conturbada atuação dele na sua primeira passagem pelo Clube.
      A verdade é que os dirigentes “esquecem” os fatos desagradáveis, mas,os torcedores não esquecem.
      Tentei explicar no meu texto, com toda didática possível, toda minha repulsa e indignação por conta do retorno de Enderson Moreira, entretanto, se meus argumentos não foram claros, pejorativamente, grafo à seguinte expressão de pensamento:
      – Por razões óbvias, o retorno de Enderson Moreira ao Bahia, foi um tremendo chute no saco do torcedor!

  2. Até porque dificilmente um treinador tem a mesma performance em dois anos seguidos a não ser um Cuca da vida, o do Palmeiras, um Abel da vida. Considero Enderson, Guto Ferreira melhorado.
    Ano passado pegou o Botafogo em 14 colocado e conseguiu ser campo, um segundo turno implacável.
    Porém a torcida, esperava um treinador mais cascudo.
    Diretor só espera a primeira oportunidade para trazer Enderson. Segurou Guto porque chegou e encontrou, más óbvio que seria questão de tempo.
    E foi…
    Tenho certeza que, se o Bahia fechar com o City, conquistar o acesso, Enderson Moreira só fica até o fim do ano. Tenho sido assim a gestão do Grupo City. Ou seja trazer treinador de fora. O próprio Enderson, subiu o Botafogo e depois foi descartado.
    SE não contratar bons jogadores, nem Abel, nem Cuca, nem Felipão, vai dar jeito.

  3. Ahh, agora a ficha caiu… O retorno desse entregador de camisas Ederson Moreira tem o dedo, a mão e o braço desse tal de Freeland. Ambos vão afundar o Bahia. PQP

  4. Seria bom se a torcida do Bahia o recepcionasse com vaias na primeira oportunidade que o encontrasse. A dita SAF com o City é mentira, dinheiro dado a imprensa para divulgar Fale News para GB saia do foco das críticas. Fora Belintane, você e os Guimarães são farinhas do mesmo saco só servem para estragar o Bahia

  5. Tem que trazer um técnico que faça o baêa jogar pra frente, massacrando os adversários, sem medo de errar, é isso que falta no baêa, e o único técnico que eu vi fazer o rime jogar fazendo lancamentos longos e precisos do meio campo pro ataque, com volantes seguros e saidas rapidas foi o SERGIO SOARES , depois dele não veio mais nenhum. Seja bem vindo e o Deus abençoe o trabalho dele para que leve o bahia de volta a serie A.

  6. Tem Torcedores do Vitória da Bahia preocupados com o possível crescimento do Bahia não admitindo a volta pra elite e se distanciando do ex rival! Contra fatos e números não há argumentos. O Enderson é o maior vencedor de série B até o momento! BBMP!

  7. Vou discordar de você, por mais que o Bahia tenho colocado apenas as boas passagens de Enderson por onde ele passou o Bahia o contratou por um motivo, o de acesso a série A e nisso ele é bom.

    Hoje não há técnicos que prestem no Brasil para essa função e Enderson acho q foi uma boa contratação.

    • No meu artigo, não questionei à virtude de “Rei do Acesso” que o Enderson tem, apenas, achei uma atitude ridícula da diretoria do Bahia em promover seu retorno, inclusive, só destacando os pontos positivos do treinador, escondendo sob o tapete às merdas que ele fez. É como dizia um ex-ministro da Fazenda: “O que é bom a gente fatura e o que é ruim, se esconde”. Essa foi à estratégia do Bahia ao anunciar seu velho/novo treinador.
      O futebol não é receita de bolo para se colocar os mesmos ingredientes e dar certo. No ano passado à dupla Eduardo Freeland e Enderson Moreira deu certo no Botafogo, inclusive, conquistando o título da Série B com uma rodada de antecedência. E agora, quem garante que à dose será repetida com esses mesmos profissionais à frente do Bahia? Será que eles vão conseguir recuperar o futebol de Marco Antônio que jogou barbaridade no Botafogo no ano passado?
      São questionamentos que só saberemos no encerramento da 38ª. Rodada da competição.
      Enquanto isso, mesmo reprovando à contratação do Enderson pelas razões expostas no meu artigo, só quero o bem e o sucesso do Esporte Clube Bahia, continuarei torcendo fervorosamente pelo time e pelo sucesso do treinador e, ficarei muito satisfeito se “queimar” minha língua.

1 Trackback / Pingback

  1. Enderson Moreira viaja direto para Santa Catarina para comandar Bahia diante do Brusque

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*