EC Bahia: O Bahia já foi maior que o Baianão. Não é mais – por Erick Cerqueira

"Fui defender que se priorizassem o estadual, no twitter, e quase apanhei."

Sou de um tempo onde a frase “vencer o baiano é obrigação” era algo absolutamente real. Depois veio a precarização do Baianão, que virou um campeonato medíocre, mal organizado, armengado e que só servia pra encher os bolsos de um certo dirigente picareta da Federação. 

 

Eis que surgiu a Copa do Nordeste reformulada, mais organizada, mais atrativa, com os times mais reforçados e com mais dinheiro em jogo. Parte da Torcida do Bahia começou a dizer: é preciso priorizar o Nordestão e colocar a base no Baianão.

Lembro que apanhei horrores, aqui nos meus textos, quando defendia a necessidade de manter a hegemonia do Estadual, e era chamado até de velho saudosista.

Pois bem. Esse conceito ganhou força com a gestão do Bellintani e muitos apoiaram. Seguia aqui escrevendo, puto da vida, em ter de assistir Sub20, time de transição, reservas do Bahia, disputando um dos 2 campeonatos que o Tricolor tem condições de vencer no ano. Em 2021, a vergonha de não ir pra uma final, que poderia levar o Bahia ao 50º Título Estadual, foi mascarada pelo triunfo na Copa do Nordeste. O que ficou de aprendizado? Nada. Mais uma vez começamos o ano priorizando o regional em detrimento do nosso Baianinho. Porém, com chances bem remotas de vencer o Nordestão, já que os clubes se reforçaram e o Bahia regrediu. 

Fui defender que se priorizassem o estadual, no twitter, e quase apanhei. 

Hoje, assistimos um momento histórico em Alagoinhas. O Bahia não vai passar da Primeira Fase do Baianão e terá de lutar pra não ser rebaixado pra série b do estadual, também. Pra quem ainda não entendeu o tamanho da tragédia, estamos há 2 pontos do primeiro clube na zona de rebaixamento do ESTADUAL.

E aí a gente tem de falar das bombas: 

Lucas Mugni, Luizão, Oscar Ruiz, Gaudezani, Clayson, Jonathan, Marco Antonio, Ignácio, Henrique, Ryan… é um arsenal maior que o da Rússia.

E o pior não foi perder pro atual Campeão Baiano, o que já era esperado, já que não venceu o penúltimo colocado, Juazeirense. O pior é que esse é o time TITULAR do Bahia. Com exceção do Danilo Fernandes e de Cirino, vítimas mais prejudicadas pelo ato TERRORISTA praticado por integrantes da BAMOR, que EU, não acredito que retornem mais ao Bahia. Porque isso não é coisa de Torcedor.

Guto deve cair, pra evitar a segunda queda do Bahia em 4 meses. Mas todo mundo sabe que a culpa não é SÓ dele. E aí fica a pergunta:

A trégua é até quando, Bellintani? Até o rebaixamento pra série b do baiano ou até a queda pra série c do brasileiro? 

Parece que o presidente do Bahia quer reviver os clássicos históricos do Bahia: o Clássico das Cores contra o Galícia e o Clássico do Pote, contra o Botafogo/BA, pela segundona do Baiano. Ou o finado BAVI, com o ex-rival, pela série C do Brasileirão 2023.

O fato é que estamos bem lascados. Torcendo para um time que com 10 minutos de jogo, a gente já entende que… hoje, não vai rolar.

Futebol não é só tática, técnica, raça e torcida. É também Gestão Esportiva. E hoje, fica muito claro que a bolinha que o Bahia tá jogando, a bola não vai entrar nem por acaso.

Bora Baêa Minha Porra! 

Bellintani errou TUDO que podia. Gastou errado o que tinha. Se atrapalhou com o orçamento grande e vem demonstrando que não sabe administrar o pequeno. O time é fraquíssimo, mas se pegar o salário de 3 jogadores, paga a folha da Jacupa, líder absoluto do campeonato que a Diretoria Tricolor (e grande parte da Torcida) esnobava, Agora é lutar pela sobrevivência no falido baianinho. E fazer, nesses próximos dois jogos, o que não fez até aqui no Baiano. BROCAR!

PS. Queria muito estar feliz com um triunfo do Bahia, para dedicar esse texto a meu amigo/ tio Jorge Luiz Fonseca, falecido ontem. Mas lá do céu ele deve tá rindo e dizendo: errado é você que ainda confia nesse time horroroso! 🙂 

Autor(a)

Erick Cerqueira

Resenheiro extra-oficial do Único TIME BI CAMPEÃO BRASILEIRO entre Minas Gerais e o pólo Norte. Pós graduado em Gestão Esportiva, publicitário, parcial, Torcedor do Bahia e pai de Thor! Twitter: https://twitter.com/ericksc_

Deixe seu comentário