Quinta-feira é dia de sofrimento ou alívio para o torcedor do Bahia

Bahia precisa vencer o Fortaleza na Arena Castelão para se salvar

O Campeonato Brasileiro da Série A está praticamente encerrado, trazendo duas novidades importantes e que precisam ser evidenciadas. A principal delas, sem dúvida, é a conquista do bicampeonato da competição pelo Clube Atlético Mineiro quebrando uma sequência de seis anos dos clubes paulistas no topo da tabela da mais importante competição do calendário do futebol nacional. Além disso, o primeiro título do Galo aconteceu a exatamente há 50 anos, justamente inaugurando a competição como o atual nome.

 

Porém, naquela ocasião, os 20 clubes participantes eram divididos em dois grupos de dez, se enfrentaram entre todos num único turno. Os seis melhores de cada grupo se classificaram para a segunda fase, na qual foram colocados em três chaves de quatro equipes. Ao final sobraram Atlético-MG, Botafogo e São Paulo que fizeram triangular em busca do titulo. No final deu Atlético Mineiro comandado pelo técnico Telê Santana vencendo o Botafogo em jogo memorável pelo placar de 1 x 0 com Dario Maravilha anotando o único gol da partida aos 16 minutos do segundo tempo, no entanto, o time mineiro entrou em campo já praticamente campeão pois só perderia o título caso fosse goleado pelo placar de 6 x 0. Vale destacar que o formato do Brasileiro daquele ano foi abandonado no ano seguinte.

Outro destaque positivo é a classificação do Fortaleza para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2022. O Leão do Pici, fundado em 18 de outubro de 1918, passou oito anos na Série C, mas se reergueu, foi campeão da Série B, da Copa do Nordeste, fez a melhor campanha do 1º turno de um time nordestino, e se torna o primeiro nordestino a se classificar para Libertadores na era dos pontos corridos. Além do Fortaleza, apenas Bahia, Náutico e Sport já disputaram a Libertadores.

Com Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fortaleza, além do Athletico-PR (campeão da Sul-Americana) garantidos na fase de grupos da Copa Libertadores de 2022, resta a última vaga direta destinada ao 6º colocado, que nesse momento está ficando com o Red Bull Bragantino, com 53 pontos. Fluminense, 7º colocado, também mira um lugar no G-6, mas precisa vencer a Chapecoense e torcer para o Bragantino não vencer o Internacional na última rodada.

As duas vagas para a Pré-Libertadores (7º e 8º), também estão abertas. Nesse momento, estão garantidos Fluminense e América-MG. No entanto, Atlético-GO e Ceará ainda estão no páreo. Santos, Internacional e São Paulo têm chances remotas.

SOFRIMENTO OU ALÍVIO!

Já na zona da confusão, restam duas vagas e quatro times na luta contra o rebaixamento. Nesse momento, Cuiabá (15º com 46) e Bahia (16º com 43) dependem apenas de si para escapar, sendo que o time mato-grossense precisa apenas empatar com o Santos na Vila Belmiro, enquanto o Esquadrão depende de um triunfo sobre o Fortaleza na Arena Castelão para não ter que precisar secar os gaúchos Juventude e Grêmio. Vale lembrar que o Tricolor tem um triunfo a mais que o Juventude e por isso leva vantagem, ficando fora do Z4 no momento.

O Juventude, 17º colocado com 43 pontos, só se salva se vencer o Corinthians e contar com derrota/empate do Bahia ou derrota do Cuiabá. Já o Grêmio (18º com 40) tem a vida mais difícil, já que precisa vencer o Atlético-MG em Porto Alegre e torcer por derrotas de Juventude e Bahia (empate não serve).

Na 38ª rodada, o Bahia enfrenta o Fortaleza, na Arena Castelão, quinta-feira (09), às 21h30, e se vencer rebaixa os gaúchos Juventude e Grêmio. O Cuiabá encara o Santos, na Vila Belmiro, enquanto o Juventude duela com o Corinthians no Estádio Alfredo Jaconi. O Grêmio tem como adversário o já campeão Atlético-MG, em Porto Alegre.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário