A FBF deveria valorizar seus afiliados e buscar ideias para nosso futebol

"As gestões da FBF são incompetentes, para não dizer outra coisa...."

Está claro desde sempre que a Federação Bahiana de Futebol não valorizam seus afiliados, e que tentam a todo custo “mamar” do que geram com Bahia e Vitória e fazendo negociatas com a CBF. Para ser mal-educado, burrice. A FBF deveria investir o máximo possível no Campeonato Baiano com Bahia e Vitória jogando com equipes sub-20. Por que digo isto? Porque isso traria protagonismo as equipes do interior e as menores da capital, lhes daria chances de ganhar títulos e por consequência atrair investimentos. Ao mesmo tempo, daria a Bahia e Vitória melhores condições de preparar suas equipes principais para o Brasileirão e quem sabe revelar jovens talentos testando-os em condições de campeonato no campeonato estadual.

 

Eu ainda iria mais longe e mudaria a denominação do campeonato, faria um acordo com a CBF, daria um pausa no Campeonato Baiano, criaria um novo campeonato com um novo nome, exemplo: Liga Baiana de Futebol, com um molde moderno, semelhante ao Brasileiro pontos corridos com Bahia e Vitória jogando com times sub-20.

Se for imprescindível que os dois joguem com suas equipes principais, que entrem então numa segunda fase. Exemplo: Todos os times com exceção de Bahia e Vitória disputam o Campeonato Taça Bahia, título e tudo, em seguida, os seis melhores se juntam a Bahia e Vitória numa segunda fase, Campeonato Baiano, algo como o Carioca, mas a diferença é que os nossos dois grandes clubes não disputariam a primeira fase.

Qual é o objetivo disso? Dar oportunidade aos outros clubes de ganharem títulos, porque é por isso que as pessoas torcem, para ver o seu time vencer, e o ápice é vencer o campeonato, isso traz vantagens, como aumento de sócios, aumento de patrocínios, e investimentos nos clubes e campeonatos, mas infelizmente, a nossa FBF além de incompetente, é incapaz de criar alternativas, não possuem criatividade e provavelmente possuem muitos conchavos que os mantém subservientes a CBF e os esquemas do futebol brasileiro que mantem a maioria das federações estaduais vassalas. Como disse antes, isto se resume em uma palavra Burrice.

Obviamente, as soluções que proponho aqui são apenas ideias sem refinamento ou análises adequadas, algo para estimular uma discussão, cabe a Federação e os clubes dialogarem e encontrarem as soluções para os seus destinos, mas como o texto bem diz, o futebol engessado da Bahia permanece, e a consequência disto é mediocridade e destruição dos clubes.

Vejam o que está ocorrendo com o Vitória, pode cair para a Série C. O Bahia, que apesar de ter condições de gerar renda, está com suas dívidas aumentando e com um presidente que dizem ser o administrador da década, mas que se opõe a público nos estádios (politicagem), o que seria uma fonte de renda importantíssima para o clube por exemplo quitar salários atrasados.

Os clubes pequenos que sempre se submetem a FBF e não buscam melhorar a própria situação, se contentam em sobreviver de migalhas, salvo raras exceções. O futebol da Bahia já contou com clubes que poderiam hoje ter estatura similar a Bahia e Vitória, como o Ypiranga, o Galícia, o Fluminense de Feira, mas esses clubes ou desapareceram ou se tornaram tão pequenos que ficaram pelo caminho o futebol da Bahia, que tem o segundo mais antigo campeonato estadual, merecia mais… enfim, desculpem o longo comentário, mas eu sinceramente vejo um círculo sem fim de repetições dos mesmos erros, seja por parte dos clubes baianos, seja por parte da federação. Estamos longe de poder retirar o gesso.

Yvez Pineiro, torcedor do Bahia e colaborador do Futebol Bahiano. 

 

Deixe seu comentário!

PUBLICIDADE

2 Comentário

    • Essa é uma ótima pergunta Paulo, até o presente momento, somente sabemos para o que não servem. Não servem para desenvolver o futebol dos estados, preferem os conchavos e mamatas mantendo tudo como está parao benefício único dos seus dirigentes.

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Árbitro alagoano apita Corinthians x Bahia pela 24ª rodada da Série A
  2. "Se for para cair, temos que cair lutando", diz lateral do Vitória
  3. Bahia pode cair para o 18º lugar na tabela da Série A neste domingo

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*