Contra o Fortaleza, Bahia tenta espantar má fase e evitar entrar no Z4 pela 1ª vez

Bahia ocupa a 16ª colocação, com 18 pontos, e pode entrar no Z4 pela 1ª vez na Série A 2021

Foto: Thiago Gadelha/SVM

A trajetória do Esporte Clube Bahia no término do 1° turno da Série A do Campeonato Brasileiro 2021 está se desenrolando com derrotas seguidas. Presente na parte baixa da segunda página da tabela geral de classificação, o Esquadrão de Aço figura na 16ª colocação e está empatado com o América-MG (17°), com 18 pontos. Para espantar a fase de oito jogos sem triunfar (sendo sete derrotas e um empate), o Tricolor Baiano recebe outro Tricolor, o cearense, neste sábado (4), às 21h, no Estádio Roberto Santos (Pituaçu), pela 19ª rodada do Brasileirão.

 

O Leão do Pici vive um momento completamente oposto. Com 33 pontos na 3ª colocação, superou o Vitória e faz a melhor campanha de um nordestino no primeiro turno da Série A. O time comandado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda não perde há seis jogos, mas vem de quatro empates seguidos.

Levando em consideração o histórico de duelos entre os dois clubes, o time baiano apresenta superioridade. Em 39 jogos disputados, venceu 15, contra 10 da equipe cearense. Ademais, 14 partidas terminaram empatadas. Por outro lado, somente pela elite do futebol nacional, o Bahia triunfou uma vez a mais do que o adversário. Ou seja, três contra duas do Fortaleza. Outras três partidas acabaram sem vitória para um dos dois lados.

O último jogo entre eles aconteceu no dia 24 de abril deste ano. Na ocasião, a partida terminou sem gols no tempo regulamentar, pela semifinal da Copa do Nordeste 2021, no entanto, o Esquadrão garantiu a classificação nos pênaltis. Na oportunidade, Gilberto, Matheus Galdezani, Rodriguinho e Germán converteram as cobranças. Em contrapartida, Lucas Crispim e Éderson acertaram a meta de Matheus Teixeira.

No geral, o Bahia balançou as redes do Fortaleza 57 vezes, e levou 45 gols. Uma média de 1,46 gols marcados por jogo, e 1,15 sofridos por partida. A última vez que o Esquadrão venceu o Leão do Pici em Salvador foi no dia 11 de novembro de 2020, pela 18ª rodada do Brasileirão. Os gols foram marcados por Juninho e Gilberto, contra Bérgson do lado rival.

O último encontro pelo Brasileirão aconteceu no dia 20 de fevereiro, na Arena Castelão, pela penúltima rodada, e o time baiano goleou por 4 a 0 com três gols de Rodriguinho e um de Rossi. A goleada foi determinante para o Esquadrão evitar o rebaixamento para a Série B. Na última rodada, contra o Santos, já entrou em campo livre e apenas buscando os 3 pontos para garantir vaga na Sul-Americana.

 

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário