Nordestinos têm um bom começo de Série A na temporada 2021

Fortaleza goleou o Internacional e lidera com 6 pontos

FOTO: TWITTER FORTALEZA

O Campeonato Brasileiro da Série A nem mesmo encerrou a 2ª rodada por conta da transferência do jogo entre Grêmio e Flamengo, no entanto, até então, vem mostrando um desempenho além do esperado do futebol do Nordeste, aliás, sempre visto e tratado como secundário no cenário nacional, até de forma compreensível pela ausência de títulos ou mesmo inserções dos nossos clubes no G4 ao longo dos anos recentes, no entanto, por outro lado, existe aquela parte da imprensa que reduz os feitos dos nordestinos, principalmente quando são diante do clubes do eixo. Este ano, a composição nordestina não se alterou confirmando o quarteto com o Bahia, o mais significativo deles no seu 5º ano seguido na Série A, a dupla cearense Ceará e Fortaleza, que tem 4 e 3 anos seguidos na elite, respectivamente, estes num processo de crescimento gradual e continuado ano a ano, especialmente o Fortaleza e o Sport que subiu em 2019 e chega ao 2º ano seguido.

 

Passado duas rodadas e oito jogos realizados no total no Brasileirão, apenas duas derrotas, ambos sofridas nesta rodada, com o Ceará caindo para o Santos na Vila Belmiro pelo placar de 3 x 1 e o Sport mesmo dentro de casa perdendo para o Atlético-MG por 1 x 0. Em contrapartida tivemos resultados expressivos como o triunfo do Bahia em cima do Santos por 3 a 0 na 1ª rodada e o próprio empate com o Bragantino mesmo diante das circunstâncias antes favoráveis por ter aberto 2 x 0. Mas o grande destaque da rodada foi o Fortaleza do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, que simplesmente atropelou o Internacional por 5 a 1, resultado que conduziu o tricolor do Ceará para liderança do Brasileirão, com 6 pontos em dois jogos, e cinco gols de saldo, dois a mais que o vice-líder Athletico-PR e três do Atlético de Goiás. Eles são os únicos com 100% de aproveitamento (após 2 jogos) no universo de 20 clubes.

Claro que num esforço de memória concentrado seriamos capaz de identificar algum ou alguns time do Nordeste na liderança do Brasileiro, no entanto, o fato é raro, tal proeza aconteceu pela última vez em 2016, com o Santa Cruz terminando também a segunda rodada na liderança da Série A, porém, no final quando a régua foi aplicada, o Santinha acabou sendo rebaixado junto com Internacional, Figueirense e América. Desde 2003, quando o Brasileirão passou a ser de pontos corridos, o primeiro nordestino a liderar a Série A foi o Náutico, em 2008, também na 2ª rodada, com 6 pontos, porém, acabou  a competição na porta do Z4, quase sendo rebaixado. A melhor campanha de um nordestino na Série A foi do Vitória, que alcançou a 5ª colocação em 2013, quase se classificando para Libertadores.

Nenhum time do Nordeste foi derrotado na estreia do Campeonato Brasileiro de 2021. Mais do que isso: venceram três de quatro partidas – todas contra times considerados grandes – e somaram 10 pontos de 12 possíveis. É o maior começo da história dos clubes da região desde que o torneio é disputado por pontos corridos. Até então, as melhores marcas eram seis pontos somados nas primeiras rodadas de 2019 e 2020. Nas duas rodadas já disputadas em 2021, em 8 jogos, são quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.

No ano passado, considerando as duas primeiras rodadas, os Nordestinos tiveram apenas três triunfos (dois deles do Bahia sobre Botafogo e Coritiba, e outro do Sport no duelo nordestino contra o Ceará), tiveram também um empate e quatro derrotas. Em 2021, Fortaleza é o único nordestino com 100% e junto com o Bahia são os dois ainda invictos. O Sport foi o único que ainda não venceu. Outra curiosidade é que os 6 primeiros colocados do Brasileirão nesse momento, nenhum é apontado como favorito ao título – Fortaleza, Athletico-PR, Atlético-GO, Bahia, Bragantino e Fluminense.

BRASILEIRÃO 2020

1ª RODADA 

Fortaleza 0 x 2 Atlético-PR
Sport 3 x 2 Ceará
Botafogo 1 x 2 Bahia

2ª RODADA 

Bahia 1 x 0 Coritiba
Ceará 1 x 1 Grêmio
São Paulo 1 x 0 Fortaleza
Vasco 2 x 0 Sport

  • três triunfos (sendo um deles em um duelo nordestino), um empate, e quatro derrotas.

BRASILEIRÃO 2021

1ª RODADA 

Bahia 3 x 0 Santos
Atlético-MG 1 x 2 Fortaleza
Ceará 3 x 2 Grêmio
Internacional 2 x 2 Sport

2ª RODADA 

Bragantino 3 x 3 Bahia
Fortaleza 5 x 1 Internacional
Santos 3 x 1 Ceará
Sport 0 x 1 Atlético-MG

  • 8 jogos, com quatro triunfos, dois empates e duas derrotas (ambas nessa rodada).

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário