Buscando ‘volta por cima’, Vitória completa 122 anos nesta quinta-feira

Vitória busca um recomeço e foca em retornar à primeira divisão

Atravessando um momento conturbado dentro e fora de campo e buscando volta por cima, o Esporte Clube Vitória comemora nesta quinta-feira (13/05) 122 anos de vida, buscando um recomeço após administrações desastrosas que contribuíram para afundar o clube em dívidas. Apesar de ter alcançado à semifinal da Copa do Nordeste, o Leão foi eliminado na primeira fase do Campeonato Baiano pelo terceiro ano consecutivo. Agora resta ao Vitória a Copa do Brasil (onde enfrenta o Internacional na 3ª fase) e a Série B, principal objetivo do ano, que começa no dia 28 de maio com o Rubro-Negro enfrentando o Guarani em Campinas.

 

Rebaixado em 2018, o Vitória nas duas últimas edições da Série B, além de não ter disputado o acesso, lutou contra a queda para Série C. Esse ano, o Leão terá a difícil missão de ficar entre os quatro primeiros, em Série B que contará com Cruzeiro, Vasco e Botafogo, os dois últimos rebaixados ano passado. Fora de campo, o Rubro-Negro vive um momento conturbado, com denúncias do contra o presidente Paulo Carneiro e protestos da torcida pedindo a saída do mandatário. Mesmo com toda a atual situação, o torcedor segue acreditando em dias melhores e que o clube possa voltar aos trilhos certos em um futuro mais próximo.

O Esporte Clube Vitória é o terceiro clube de futebol mais antigo do Brasil (atrás de Rio Grande-RS e Ponte Preta). O Leão foi fundado no dia 13 de maio de 1899, pelos irmãos Artêmio e Arthur Valente, no Corredor da Vitória, inicialmente chamado de “Club de Cricket Victoria”. Em 1902, alterou o nome para Sport Club Victória e entrou na modalidade do futebol, se profissionalizando em 1953.

Ao longo de sua história, conquistou 29 títulos do Campeonato Baiano e quatro da Copa do Nordeste, além do Torneio José Américo de Almeida Filho de 1976 que também é considerado pelo clube como Nordestão. O Leão tem a melhor campanha de um clube do nordeste na era dos pontos corridos, terminando o Brasileiro de 1993 na 5ª colocação, comandado pelo técnico Ney Franco, e por muito pouco não alcançou à Libertadores. Antes da era dos pontos corridos, o Leão chegou na final em 1993, mas perdeu para o Palmeiras. Já pela Copa do Brasil, bateu na trave em 2010, enfrentando o Santos de Neymar e companhia.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário