Vitória e Bahia duelam neste sábado no primeiro BA-VI de 2021

No último clássico Ba-Vi, o Vitória venceu o Bahia por 2 a 0 na Fonte Nova

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia

Acontece neste sábado o primeiro BA-VI de 2021, que será disputado às 16h, no Estádio Manoel Barradas, pela terceira rodada da Copa do Nordeste. Será também o primeiro BA-VI sem público, por conta da pandemia do coronavírus, que tirou os torcedores dos estádios e diante do cenário atual no país, não deve voltar tão cedo. O Leão, comandado pelo treinador Rodrigo Chagas, que foi efetivado após tentativas frustradas com Bruno Pivetti, Eduardo Barroca e Mazola Júnior, soma 4 pontos no Nordestão e ocupa o 3º lugar no Grupo B, com 3 pontos (venceu o Santa Cruz e perdeu para o Ceará, enquanto o Esquadrão, que efetivou Dado Cavalcanti, após tentativas frustradas com Roger Machado e Mano Menezes, contabiliza 4 pontos e ocupa o 2º lugar no Grupo A, com 4 pontos, empatado com o Ceará, que lidera pelo saldo de gols.

 

Vencer o clássico não significa apenas somar 3 pontos, como também dá uma motivação extra neste início de temporada. Em 2020, no primeiro e único Ba-Vi disputado pelos times principais, valendo pela Copa do Nordeste (já que o Ba-Vi do Baianão foi disputado pelas equipes de transição), o Bahia chegou com enorme favoritismo, vindo de uma sequência de 12 jogos de invencibilidade diante do maior rival, porém, quem levou a melhor foi o Leão, que venceu por 2 a 0 na Arena Fonte Nova. Thiago Carleto e Vico marcaram os gols, sendo que o atacante segue no clube e está confirmado para a partida deste sábado. Outro destaque daquele jogo foi o goleiro Ronaldo, que pegou tudo, até pensamento. O arqueiro ainda está no Leão, porém, foi barrado pelo presidente Paulo Carneiro por conta do impasse na renovação do contrato.

O Vitória tem muitas novidades para o primeiro clássico do ano. O lateral-esquerdo Roberto (ex-Chapecoense), o lateral-direito Raul Prata, e os atacantes Walter (ex-Athletico-PR) e Wesley Pionteck (ex-Bragantino), recém-chegados, já estão regularizados e ficam à disposição de Rodrigo Chagas. Walter treina na Toca do Leão há duas semanas e vinha aprimorando a forma física justamente para o Ba-Vi. De volta ao clube após empréstimo, o lateral Cedric também fica como opção para Rodrigo Chagas. O volante Guilherme Rend, alvo do Bahia, poderia ficar de fora da partida por conta da negociação, mas foi convocado. Por outro lado, o meia Fernando Neto é desfalque, por lesão.

Pelo lado do Bahia, técnico Dado Cavalcanti conta com dois dos novos reforços anunciados pelo clube. O volante Pablo, de 21 anos, que chegou por empréstimo do Vila Nova, e o goleiro Denis Júnior, de 22, emprestado pelo São Paulo. A única ausência fica por conta do goleiro Mateus Claus, que se recupera de uma lesão na coxa. O zagueiro Germán Conti, emprestado pelo Benfica, e o volante Jonas, que estava sem clube, anunciados nesta sexta-feira, só devem ficar à disposição para a partida contra o Sport, no dia 20 de fevereiro.

Quem apita o duelo entre Vitória e Bahia é o árbitro Wagner Reway, que é paranaense de nascimento, mas integra o quadro da (FPF) Federação Paraibana de Futebol. Aos 39 anos de idade, Wagner Reway entrou para o quadro da FPF no ano de 2019, após atingir o status de árbitro FIFA pela Federação Mato-Grossense de Futebol. Ele será auxiliado por Oberto da Silva Santos e Kildenn Tadeu Morais Lucena, ambos também da Federação Paraibana. O quarto árbitro será o baiano Edvalter Marinho dos Santos, enquanto o também baiano Vidal Cordeiro Lopes ficará como analista de campo.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário