E.C Bahia: Por que tantas críticas ao presidente Guilherme Bellintani?

"Sucintamente...Críticas destrutivas certas à Bellintani?"

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação

Após o jogo do Bahia fora de casa contra o Atlético-MG em pleno Mineirão, podemos entender um pouco sobre alguns jogadores que, na maioria das vezes, são compreendidos como “bodes expiatórios” por alguns torcedores imediatistas, é o caso de Rossi e Rodriguinho, pois foram jogadores importantíssimos em seus times anteriores e que outros times brasileiros os queriam, mas o Bahia saiu na frente. Rossi saiu do Vasco como um lutador em campo e um dos garçons do Campeonato Brasileiro de 2019, enquanto Rodriguinho como uma das peças principais do super time montado pelo Cruzeiro, mas que não deu certo pelos infortúnios de uma administração nefasta do presidente na época, o senhor Wagner Pires de Sá.

 

Podemos ver no jogo do sábado passado (13/02/2021), que esses dois jogadores fizeram a diferença no Bahia, com participações que, por azar, não levaram o time baiano ao triunfo certo. Então por que das críticas destrutivas à Bellintani? Vamos analisar…

De forma sucinta, vus digo, se não fosse Bellintani e seus colaboradores, a marca Bahia não seria bem valorizada no mercado como nunca antes havia sido. Gilberto, Gregore, Douglas, entre outros, não seriam contratados pelo Bahia e sequer ficariam um ou mais anos no clube. (Leo Pelé, Edigar Jr, Flávio, etc). Alguns desses foram do período de Marcelo Sant’Ana, mas mantidos por Bellintani com muito esforço conforme as metas financeiras do time em relação as administrações nefastas dos Marcelos Guimarães.

Além disso, Bellintani reformulou a divisão de base do Bahia a tal ponto de chegarmos mais longe nas competições sobre sua gestão, ampliou o número de sócios e benefícios aos torcedores dentro e fora do estádio, fez acontecer a Cidade Tricolor e tornou o Esporte Clube Bahia como um time comprador de jogadores e não mais time de jogadores emprestados como antes víamos.

As principais falhas que cito nesse atual time é a falta de, no mínimo, dois volantes do patamar de Gregore e Flávio, um zagueiro de qualidade e a insistência que pairava nos ares da Cidade Tricolor de que Anderson deveria ser titular depois de Douglas, mas vimos o que Mateus Claus fez e afirmo, Claus é sim e sempre foi o segundo goleiro do Bahia e não Anderson que, graças a Deus, foi embora!

Então, por que criticam destrutivamente Bellintani? Será pelo famigerado desejo do poder por parte de alguns torcedores/administradores que se acham melhores que outros, assim como o presidente Paulo Carneiro, do rival baiano? Não sei, mas deixo aqui essa simples análise sobre Bellintani (fadado a erros e acertos como qualquer ser humano), pois críticas construtivas devem sim ser direcionadas, pois queremos ver cada vez mais o Bahia melhor, melhor e melhor!

Daniel Santos Silveira, torcedor do Bahia e colaborador do Futebol Bahiano. 

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário