Bahia estreia no Nordestão 2021 buscando escrever uma história diferente de 2020

Bahia vai jogar com o time de transição, já que o elenco principal está de folga

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Inserido no Grupo A, junto com Ceará, CRB, Confiança, Sampaio Corrêa, Santa Cruz, Treze e 4 de Julho, o Esporte Clube Bahia inicia neste domingo sua trajetória na Copa do Nordeste de 2021 enfrentando o Salgueiro, às 18h, no Estádio Cornélio de Barros Muniz, na cidade de Salgueiro-PE. Com o elenco principal de folga após o encerramento do Campeonato Brasileiro da Série A, caberá ao time de transição comandado por Cláudio Prates a responsabilidade de estrear no maior torneio regional do futebol brasileiro. Desde 2013, quando a Copa do Nordeste foi retomada, mais repaginada e valorizada, o Bahia chegou três vezes na final, porém, só obteve êxito em 2017 quando bateu o Sport e conquistou o tricampeonato, e acabou decepcionando o seu torcedor nas outras duas decisões.

 

Em 2018, teve a chance de emplacar o quarto título e igualar o número de conquistas do arquirrival Vitória, mas fracassou diante do Sampaio Corrêa, perdendo por 1 a 0 no Maranhão e empatando sem gols diante de mais de 40 mil torcedores na Arena Fonte Nova. No ano seguinte (2019), deu vexame e sequer avançou para o mata-mata, sendo eliminado justamente pelo Sampaio Corrêa. Já em 2020, retornou à decisão e mesmo jogando os dois jogos da final no Estádio de Pituaçu, sucumbiu diante do Ceará de Guto Ferreira, perdendo as duas partidas (3 x 1 e 1 x 0).

A perda da “orelhuda” para o Vozão agravou ainda mais a crise no Tricolor, que já havia sido eliminado da Copa do Brasil na primeira fase para o River-PI. Depois aconteceu tudo que presenciamos, com demissões de treinadores, luta contra o rebaixamento na Série A, protestos da torcida contra a atual diretoria, etc. No final das contas, o Esquadrão não somente escapou da Série B, como garantiu vaga para a Sul-Americana, mas nem por isso o torcedor esqueceu do que passou e vai continuar cobrando melhores resultados na temporada 2021, principalmente na Copa do Nordeste, onde o Bahia sempre é apontado como um dos favoritos ao título.

A Copa do Nordeste 2021 foi iniciada no sábado com três jogos. O Vitória venceu o Santa Cruz por 2 a 0, no Estádio Manoel Barradas, enquanto o Botafogo-PB – adversário do Bahia pela 2ª rodada – ficou apenas no empate sem gols com o 4 de Julho, no Estádio José Américo de Almeida Filho (Almeidão), em João Pessoa, na Paraíba. Enquanto isso, o Altos do Piauí derrotou o Confiança pelo placar de 2 a 1, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, no Piauí. Neste domingo, além de Salgueiro e Bahia, se enfrentam CSA e Treze, às 18h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, enquanto o Sport enfrenta o Sampaio Corrêa, às 20h, na Ilha do Retiro, em Recife.

Regulamento. As 16 equipes participantes estão divididas em dois grupos de oito times cada. Cada clube enfrenta os oito componentes da outra chave em turno único, com oito rodadas definindo os classificados para o mata-mata – os quatro melhores colocados de cada chave avançam para as quartas de final. No Grupo A estão Ceará, Bahia, Santa Cruz, CRB, Sampaio Corrêa, Confiança, Treze e 4 de Julho-PI. Os times que compõem o Grupo B são Vitória, Sport, Fortaleza, CSA, Botafogo-PB, ABC, Salgueiro e Altos. Pernambuco é o único estado com três representantes – Salgueiro, Sport e Santa Cruz. O campeão do Nordestão embolsa uma cota de R$ 3,56 milhões. O Vitória é o maior campeão, com 4 títulos, seguido por Bahia e Sport, ambos com 3. O Ceará, atual campeão, tem duas conquistas.

JOGOS DA 1ª RODADA DA COPA DO NORDESTE

SÁBADO, 27/02
16h00 – Botafogo-PB 0 x 0 4 de Julho
16h00 – Vitória 2 x 0 Santa Cruz
18h15 – Altos 2 x 1 Confiança

DOMINGO, 28/02
18h00 – CSA x Treze
18h00 – Salgueiro x Bahia
20h00 – Sport x Sampaio Corrêa

SEGUNDA, 01/03
21h30 – ABC x Ceará

QUARTA, 03/03
19h30 – Fortaleza x CRB

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário