Grêmio x Bahia: Histórico aponta equilíbrio em confrontos pelo Brasileiro

Histórico pela Série A é equilibrado, porém, times vivem momentos distintos

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Grêmio e Bahia fazem nesta quarta-feira o jogo de número 51 na história do confronto. No geral, são 21 vitórias do time gremista contra 13 do tricolor baiano, além de 16 empates. O Esquadrão marcou 42 gols e sofreu 56. O histórico aponta um grande equilíbrio quando se trata de jogos pelo Campeonato Brasileiro. Em 38 duelos pela Série A, de 1968 a 2020, o time gaúcho venceu 13, o Esquadrão 11 e tivemos outros 14 empates. No entanto, quando se trata de jogos oficiais em Porto Alegre, o Bahia só venceu o Grêmio uma única vez, segundo dados do Ogol.

 

Em 20 jogos atuando na casa gremista, o Bahia empatou nove vezes e perdeu outras dez. O único triunfo foi no dia 16 de outubro de 2019, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando venceu por 1 a 0 com gol de falta marcado pelo atacante Arthur Caíke nos acréscimos. No primeiro turno do Brasileirão 2020, o Tricolor Baiano comandado interinamente por Cláudio Prates perdeu por 2 a 0 no Estádio Metropolitano de Pituaçu.

Em 2019, Grêmio e Bahia se enfrentaram quatro vezes. No primeiro turno do Brasileirão, o Bahia venceu o Grêmio por 1 a 0, com gol de pênalti marcado pelo centroavante Fernandão, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, e no segundo turno, repetiu a dose vencendo por 1 a 0, em Porto Alegre, com gol de Arthur Caíke. Nas quartas de final da Copa do Brasil, o Esquadrão arrancou um bom resultado no jogo de ida empatando por 1 a 1 em Porto Alegre, com gol de Gilberto. No entanto, na partida de volta, diante de mais de 40 mil torcedores na Arena Fonte Nova, vacilou e foi derrotado por 1 a 0 com gol de Alisson, sendo eliminado do torneio, enquanto o time gaúcho avançou às semifinais sendo despachado pelo Athletico-PR que mais tarde se tornaria o campeão desbancando na final o Internacional.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário