FBF define data de início e divulga tabela básica do Baianão 2021

Detalhes do Baianão 2021 foram definidos nesta quinta-feira

Na tarde desta quinta-feira (17), em reunião realizada pela Federação Baiana de Futebol (FBF), foram definidos alguns detalhes para o Campeonato Baiano de 2021. No encontro, estiveram presentes Ricardo Lima, presidente da FBF, o vice-presidente Manfredo Lessa e a diretora de competições Taíse Galvão. Além de representantes do Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Doce Mel, Fluminense de Feira, Jacuipense, Juazeirense, ECPP Vitória da Conquista, Vitória e UNIRB, clubes que vão disputar a elite do estadual na próxima temporada. O Baianão está previsto para iniciar no dia 21 de fevereiro e ser finalizado em 23 de maio.

 

O Campeonato Baiano de 2021 conta com 10 clubes: Bahia, Vitória, Jacuipense, Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira, Fluminense de Feira, Doce Mel e o recém-promovido Unirb que disputa a competição pela primeira vez após ser campeão da Série B do Baiano superando na final o UNIRB.

Jogos da 1ª rodada do Baianão 2021
Bahia de Feira x Jacuipense
Unirb x Vitória
Vitória da Conquista x Doce Mel
Fluminense de Feira x Atlético de Alagoinhas
Bahia x Juazeirense

CONFIRA OS DETALHES DIVULGADOS PELA FBF:

Copa do Brasil – Terão direito à 1ª, 2ª e 3ª vagas da Copa do Brasil 2022 o campeão, vice-campeão e 3º colocado do campeonato, respectivamente.

Copa do Nordeste – Terá direito a 1ª vaga da Copa do Nordeste 2022 o campeão do Baianão 2021. A 2ª vaga será do clube mais bem posicionado do Estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Já a 3ª vaga, para a disputa da Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no estadual, excluindo os detentores da 1ª e 2ª vagas. Caso o clube da 1ª vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Brasileirão, a 3ª vaga será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Série D do Brasileirão – As equipes melhores colocadas do Baianão 2021, desde que não sejam integrantes das outras séries do Campeonato Brasileiro, terão direito às duas primeiras vagas na Série D de 2022. Já a terceira vaga será destinada à equipe campeã de uma competição a ser realizada pela FBF no segundo semestre de 2021. Caso não aconteça a competição, a terceira vaga também será destinada ao Baianão.

Protocolos – Os protocolos de imprensa e segurança seguirão a Diretriz Técnica Operacional e o Guia Médico da CBF.

Transmissão – A FBF segue em negociação com emissoras de TV para a transmissão dos jogos do campeonato. A escolhida será divulgada posteriormente.

A Série A do Baianão 2021 será disputada entre 21 de fevereiro e 23 de maio. A competição terá 13 datas e cada clube fará nove jogos na 1ª fase.

Os detalhes do Baianão Sub-20 2021 serão definidos em conselho técnico específico da competição.

Confira abaixo a tabela básica, regulamento e plano de ação do Baianão 2021:

Regulamento

Tabela básica

Plano de Ação

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário