Corinthians x Bahia: Duelo é marcado por Pressão, Tabu e Reencontros

A última vez que o Bahia venceu o Corinthians em SP foi em 2008

Corinthians e Bahia na quarta-feira, abrindo a décima primeira rodada do Campeonato A, é o jogo de interesse do torcedor baiano. Curiosamente, os clubes vivem situações semelhantes dentro de campo. Ambos vêm de duas derrotas em sequência, ambos somaram apenas nove pontos e estão na alça de mira do Botafogo que é o primeiro listado no Z4. O futebol vem mudando, é verdade, enfrentar adversário com tamanha tradição fora de casa já não é um bicho de sete cabeças como em outros tempos quando resistir era o mérito maior para qualquer clube do nordeste. Hoje o quadro vem mudando, porém, alguns tabus ainda permanecem e um exemplo são os confrontos entre Corinthians e Bahia quando realizado em São Paulo, onde o tricolor ainda tem dificuldades.

 

No ano passado, foi contra o Timão a estreia do Bahia no Brasileirão. Em jogo na Arena Fonte Nova, depois de sair em desvantagem no placar, o Bahia venceu pelo placar de 3 x 2. Os gols do tricolor de aço foram anotados por Artur (duas vezes) e Rogério. Já na equipe paulista, Pedrinho e Clayson, hoje atuando no Bahia, marcaram os gols do time paulista. No jogo de volta, agora pela vigésima rodada, o Corinthians devolveu a derrota e venceu pelo placar de 2 x 1. Vagner Love e outra vez Clayson marcaram para o Corinthians. Gilberto batendo e convertendo penalidade descontou para o time baiano. Naquela ocasião ao Bahia ocupava a sétima colocação com 31 pontos.

Nesta quarta-feira, em duelo de reencontros, de Clayson, e também de Mano Menezes que teve passagem marcante pelo Corinthians, sem esquecer de Wanderson que passou pelo time paulista, mas não foi utilizado justamente por Mano na época, o Esporte Clube Bahia terá de quebrar uma sequência de sete jogos sem triunfos justamente contra um adversário que o tricolor não vence há 12 anos em solo paulista.

A última vez que isso aconteceu foi em 2008 em duelo pelo Brasileiro da Série B tendo Mano Menezes como técnico do Corinthians e Arthurzinho comandando o tricolor de aço. O gol do Bahia foi marcado por Elias batendo falta de longa distância que contou com a colaboração do goleiro do goleiro Felipe, que atuou no Esporte Clube Vitória, antes de ser contratado pelo time paulista.

O resultado quebrou uma sequência de 11 jogos sem derrota do Corinthians, que era o líder da Série B, e não tirou o Bahia da zona de rebaixamento. Na sequência, o Corinthians obteve o acesso com quatro rodadas da antecedência com 85 pontos conquistados em 38 partidas e apenas três derrotas, feito que mantém até os dias de hoje como a melhor campanha na era dos pontos corridos. O Bahia finalizou a competição em décimo lugar.
Após aquele confronto de 2008, os times se enfrentaram em São Paulo outras oito vezes, com cinco vitórias do Corinthians e dois empates.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário