Vitória derrubou TABU de oito anos com triunfo na estreia da Série B

Última vez que estreou vencendo foi no ano de 2012

Foto: Pietro Carpi

Graças ao gol de pênalti marcado pelo lateral-artilheiro Thiago Carleto, o Esporte Clube Vitória venceu o Sampaio Corrêa, pelo placar de 1 a 0, no último sábado, atuando no Estádio Manoel Barradas, e estreou com o pé direito no Campeonato Brasileiro da Série B, bem diferente do ano passado quando tomou três do Botafogo de Ribeirão Preto. No entanto, com a vitória, o Leão também derrubou um TABU que durou oito anos. Essa era o tempo que o Rubro-Negro não vencia em estreias de Brasileirão, seja na Série B ou na A. A última vez que estreou vencendo foi em 2012, contra o Grêmio Barueri, em São Paulo, por 1 a 0, no dia 19 de maio, com gol de Neto Baiano.

 

Na Série B de 2012, o Leão somou 71 pontos, em 21 vitória, 8 empates e 9 derrotas, e conseguiu se posicionar na 4ª colocação, subindo para a primeira divisão. Desse ano para cá, foram oito anos seguidos sem vencer em estreias. Empatou três vezes e perdeu outras quatro. Em 2013, estreou empatando com o Internacional, por 2 a 2, no Barradão, porém, terminou a Série A no 5ª colocação, e por muito pouco não se classificou para Libertadores. Com 59 pontos, ficou dois pontos abaixo do Botafogo. Até hoje, essa é a melhor colocação de um time nordestino na Série A na era dos pontos corridos.

Em 2014, estreou perdendo para o Internacional, por 1 a 0, em Porto Alegre. Nesse mesmo ano, acabou rebaixado, terminando na 17ª colocação, caindo junto com Bahia, Botafogo e Criciúma. Em 2015, o Leão tomou 2 a 0 do Sampaio Corrêa em pleno Barradão na estreia da Série B, mas ao fim das 38 rodadas, alcançou o acesso, terminando em 3º com 66 pontos.

Em 2016, no retorno à Série A, o Vitória foi goleado na estreia, tomando 4 a 1 do Santa Cruz, no Estádio do Arruda. Naquele ano, se livrou do rebaixamento ficando em 16º com 45 pontos, dois pontos acima do Internacional. O atacante Marinho foi o grande destaque do Rubro-Negro sendo decisivo para a permanência. Em 2016, estreou empatando sem gols com o Avaí na Ressacada, mas novamente espacou da queda, ficando em 16º com 43 pontos, mesma pontuação do Coritiba que tomou um gol da Chapecoense no último minuto que salvou o Leão.

Em 2018, o Vitória empatou com o Flamengo na primeira rodada, por 2 a 2, no Barradão. Nesse ano, após bater na trave em 2016 e 2017, acabou sendo rebaixado, terminando em 19º com 37 pontos. Em 2019, por fim, estreou tomando 3 a 1 do Botafogo de Ribeirão Preto.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário