Vitória derrubou TABU de oito anos com triunfo na estreia da Série B

Última vez que estreou vencendo foi no ano de 2012

Foto: Pietro Carpi

Graças ao gol de pênalti marcado pelo lateral-artilheiro Thiago Carleto, o Esporte Clube Vitória venceu o Sampaio Corrêa, pelo placar de 1 a 0, no último sábado, atuando no Estádio Manoel Barradas, e estreou com o pé direito no Campeonato Brasileiro da Série B, bem diferente do ano passado quando tomou três do Botafogo de Ribeirão Preto. No entanto, com a vitória, o Leão também derrubou um TABU que durou oito anos. Essa era o tempo que o Rubro-Negro não vencia em estreias de Brasileirão, seja na Série B ou na A. A última vez que estreou vencendo foi em 2012, contra o Grêmio Barueri, em São Paulo, por 1 a 0, no dia 19 de maio, com gol de Neto Baiano.

 

Na Série B de 2012, o Leão somou 71 pontos, em 21 vitória, 8 empates e 9 derrotas, e conseguiu se posicionar na 4ª colocação, subindo para a primeira divisão. Desse ano para cá, foram oito anos seguidos sem vencer em estreias. Empatou três vezes e perdeu outras quatro. Em 2013, estreou empatando com o Internacional, por 2 a 2, no Barradão, porém, terminou a Série A no 5ª colocação, e por muito pouco não se classificou para Libertadores. Com 59 pontos, ficou dois pontos abaixo do Botafogo. Até hoje, essa é a melhor colocação de um time nordestino na Série A na era dos pontos corridos.

Em 2014, estreou perdendo para o Internacional, por 1 a 0, em Porto Alegre. Nesse mesmo ano, acabou rebaixado, terminando na 17ª colocação, caindo junto com Bahia, Botafogo e Criciúma. Em 2015, o Leão tomou 2 a 0 do Sampaio Corrêa em pleno Barradão na estreia da Série B, mas ao fim das 38 rodadas, alcançou o acesso, terminando em 3º com 66 pontos.

Em 2016, no retorno à Série A, o Vitória foi goleado na estreia, tomando 4 a 1 do Santa Cruz, no Estádio do Arruda. Naquele ano, se livrou do rebaixamento ficando em 16º com 45 pontos, dois pontos acima do Internacional. O atacante Marinho foi o grande destaque do Rubro-Negro sendo decisivo para a permanência. Em 2016, estreou empatando sem gols com o Avaí na Ressacada, mas novamente espacou da queda, ficando em 16º com 43 pontos, mesma pontuação do Coritiba que tomou um gol da Chapecoense no último minuto que salvou o Leão.

Em 2018, o Vitória empatou com o Flamengo na primeira rodada, por 2 a 2, no Barradão. Nesse ano, após bater na trave em 2016 e 2017, acabou sendo rebaixado, terminando em 19º com 37 pontos. Em 2019, por fim, estreou tomando 3 a 1 do Botafogo de Ribeirão Preto.

Deixe seu comentário!

1 Comentário

  1. Where do I cover a person to compose my dissertation? is actually the No. inch capstone agency for global students within the united states, Great Britain, and Canada. Up coming finals tension out you? Utilize these study ideas that are demonstrated go and to prep most of tests! best research paper writers

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*