Vitória depende de título do Bahia para entrar na fase de grupos do Nordestão 2021

Vitória depende de título do Bahia para entrar na fase de grupos do Nordestão 2021

Se Bahia perder o título estadual, Vitória disputará a fase preliminar do Nordestão

Na última quarta-feira, o Salgueiro confirmou o título inédito do Campeonato Pernambucano ao vencer na final o Santa Cruz, e apesar da rivalidade com o Santinha, por outro lado, os torcedores do Náutico não ficaram alegres com a conquista, afinal, o Timbu ficará de fora da edição de 2021 da Copa do Nordeste. A equipe alvirrubra dependia de um triunfo do Santa Cruz para participar do torneio regional. Essa é a terceira vez que o Náutico fica de fora do Nordestão. Já havia deixado de participar em 2013, a primeira edição no novo formato, e em 2016. O Santa, por outro lado, disputará pela primeira vez a fase preliminar, já que o critério de seleção dos times será o mesmo da edição deste ano.

 

A distribuição de vagas da Copa do Nordeste é feita da seguinte forma: Campeão de cada um dos nove estados (vaga direta); O melhor clube da Bahia, de Pernambuco e do Ceará no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF (vaga direta); Melhor clube do MA, PI, RN, PB, AL e SE no ranking da CBF, além de mais um clube da BA e PE – também escolhido pelo ranking (pré-Nordestão). Assim, as vagas duas vagas de Pernambuco para a fase de grupo estão ocupadas pelo Salgueiro (campeão estadual) e Sport-PE (16º colocado no ranking de clubes, posição mais alta dos clubes do estado). O Santa Cruz, 34º no ranking, à frente do Náutico, o 41º, estará na fase preliminar.

Desta forma, há seis times já confirmados na fase de grupos: CRB, Bahia, Ceará, Fortaleza, Salgueiro e Sport-PE. Outras cinco vagas serão ocupadas pelos campeões dos Estaduais do Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Na fase pré-Nordestão, há três times definidos: CSA, Botafogo-PB, Santa Cruz. Faltam outros cinco a definir pelo ranking para a disputa da fase prévia: Bahia, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A situação do Esporte Clube Vitória só será definida no sábado. Apesar do torcedor rubro-negro torcer para o Esporte Clube Bahia perder o título do Campeonato Baiano contra o Atlético de Alagoinhas por conta da rivalidade, existe o outro lado da moeda. Se o Bahia for campeão estadual no próximo sábado, o Leão entra direto na fase de grupos da Copa do Nordeste 2021. Por outro lado, se o Atlético-BA levantar a taça, o Rubro-Negro fica para a fase preliminar, já que o Carcará se classificaria para o Nordestão, enquanto o Bahia ficaria com a vaga pela melhor posição no ranking da CBF.

Deixe seu comentário

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com