Vitória depende de título do Bahia para entrar na fase de grupos do Nordestão 2021

Se Bahia perder o título estadual, Vitória disputará a fase preliminar do Nordestão

Na última quarta-feira, o Salgueiro confirmou o título inédito do Campeonato Pernambucano ao vencer na final o Santa Cruz, e apesar da rivalidade com o Santinha, por outro lado, os torcedores do Náutico não ficaram alegres com a conquista, afinal, o Timbu ficará de fora da edição de 2021 da Copa do Nordeste. A equipe alvirrubra dependia de um triunfo do Santa Cruz para participar do torneio regional. Essa é a terceira vez que o Náutico fica de fora do Nordestão. Já havia deixado de participar em 2013, a primeira edição no novo formato, e em 2016. O Santa, por outro lado, disputará pela primeira vez a fase preliminar, já que o critério de seleção dos times será o mesmo da edição deste ano.

 

A distribuição de vagas da Copa do Nordeste é feita da seguinte forma: Campeão de cada um dos nove estados (vaga direta); O melhor clube da Bahia, de Pernambuco e do Ceará no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF (vaga direta); Melhor clube do MA, PI, RN, PB, AL e SE no ranking da CBF, além de mais um clube da BA e PE – também escolhido pelo ranking (pré-Nordestão). Assim, as vagas duas vagas de Pernambuco para a fase de grupo estão ocupadas pelo Salgueiro (campeão estadual) e Sport-PE (16º colocado no ranking de clubes, posição mais alta dos clubes do estado). O Santa Cruz, 34º no ranking, à frente do Náutico, o 41º, estará na fase preliminar.

Desta forma, há seis times já confirmados na fase de grupos: CRB, Bahia, Ceará, Fortaleza, Salgueiro e Sport-PE. Outras cinco vagas serão ocupadas pelos campeões dos Estaduais do Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Na fase pré-Nordestão, há três times definidos: CSA, Botafogo-PB, Santa Cruz. Faltam outros cinco a definir pelo ranking para a disputa da fase prévia: Bahia, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A situação do Esporte Clube Vitória só será definida no sábado. Apesar do torcedor rubro-negro torcer para o Esporte Clube Bahia perder o título do Campeonato Baiano contra o Atlético de Alagoinhas por conta da rivalidade, existe o outro lado da moeda. Se o Bahia for campeão estadual no próximo sábado, o Leão entra direto na fase de grupos da Copa do Nordeste 2021. Por outro lado, se o Atlético-BA levantar a taça, o Rubro-Negro fica para a fase preliminar, já que o Carcará se classificaria para o Nordestão, enquanto o Bahia ficaria com a vaga pela melhor posição no ranking da CBF.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário