Bahia quebra tabu e vence o Coritiba por 1 x 0 na sua estreia no Brasileiro da Série A

Bahia volta a campo no domingo para enfrentar o RB Bragantino

Foto: Divulgação/Coritiba

Depois de perder a Copa do Nordeste, após duas derrotas para o Ceará, ambas no Estádio Metropolitano de Pituaçu, mas conquistando o seu quadragésimo nono título estadual apenas nos pênaltis contra o modesto Atlético de Alagoinhas, o Esporte Clube Bahia com seu técnico Roger Machado pressionado pelos últimos resultados, finalmente estreou no Campeonato Brasileiro da Série A, enfrentando hoje à noite em Pituaçu, o Coritiba, que por sua vez já havia estreado na competição com derrota para o Internacional, no Estádio Couto Pereira, no último domingo, em Curitiba. Como se tratava de jogo de estreia naturalmente havia as naturais expectativas e as tensões comuns do torcedor do Bahia notadamente pelo fato do tricolor ter entrado em campo com histórico de 35 anos sem derrotar os paranaenses quando listados os jogos do Campeonato Brasileiro.

 

Mas desta vez, o TABU foi quebrado para alegria do torcedor tricolor, e, sobretudo para alívio do técnico Roger Machado. Ainda jogando um futebol abaixo do desejado, o tricolor de aço venceu pelo placar de 1 x 0 após ser predominante durante todo os 45 minutos iniciais e só incomodado com raros lampejos do Coritiba nos primeiros minutos de jogo. No segundo tempo, atrás do placar os paranaenses subiram de produção, pressionaram, criaram chances em busca do empate com o Bahia perdendo o ritmo de jogo, abrindo espaço sem conseguir sai em contra-ataque, dando ao jogo ares de equilíbrio até mesmo certa superioridade do adversário. Ainda assim, o tricolor segurou o ímpeto do Coritiba e encerrou sua estreia na competição conquistando pontos importantíssimos no seu projeto de continuar na Série A do próximo ano.

Rodriguinho, sofrendo, batendo e convertendo penalidade cometida pelo atacante Sassá marcou o único gol da partida bem ao modo e estilo Djalminha, antigo jogador revelado pelo Flamengo que se destacou no La Coruña da Espanha pela frieza ao bater penalidades. O triunfo também quebra uma sequência de 5 jogos sem vencer do Esporte Clube Bahia.

Com o resultado, o tricolor aço de soma os seus primeiros três pontos, supera neste momento, o Bragantino, Internacional e Santos e se aloja na sexta posição até o complemento da rodada. Contudo é bom lembrar que o Bahia tem um jogo a menos que a maioria dos clubes.

Na sequência da competição, o tricolor de aço se mantém atuando em Salvador e novamente no Estádio Metropolitano de Pituaçu agora para enfrenta o recém promovido Bragantino que retorna ao Brasileiro da Série da A atendendo pelo nome de Red Bull Bragantino que tem como destaque o atacante Arthur, como passagem destacado pelo Esporte Clube Bahia na temporada passada. O time de Bragança Paulista também jogou nesta ela segunda rodada e empatou com o Botafogo, por 1 a 1, no Estádio Nabi Abi Chedid. O atacante Alerrandro abriu o placar, logo aos 5 minutos do primeiro tempo para o Bragantino, mas aos 19 minutos da etapa final, o atacante Matheus Babi empatou para o time carioca.

FICHA TÉCNICA
Bahia 1 x 0 Coritiba
Campeonato Brasileiro – 2ª rodada
Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 12/08/2020 (quarta-feira)
Horário: 20h30
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Daniel Luis Marques e Evandro de Melo Lima (ambos de SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, auxiliado por Rafael Gomes Felix da Silva e Luiz Alberto Andrini Nogueira (todos de SP

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba (Zeca); Ronaldo, Flávio, Daniel (Marco Antônio) e Rodriguinho (Alesson); Rossi (Saldanha) e Élber. Técnico: Roger Machado.

Coritiba: Wilson; Natanael (Jonathan), Rodolfo Filemon, Sabino e William Matheus; Nathan Silva (Renê Júnior), Matheus Galdezani e Ruy (Yan Sasse); Robson, Igor Jesus e Sassá (Nathan). Técnico: Eduardo Barroca.

2ª RODADA DA SÉRIE A

QUARTA-FEIRA, 12/08
19h15 – RB Bragantino 1 x 1 Botafogo
19h15 – Atlético-MG 3 x 2 Corinthians
19h15 – Athletico-PR 2 x 1 Goiás
20h30 – Bahia 1 x 0 Coritiba
20h30 – Atlético-GO 3 x 0 Flamengo
21h30 – Fluminense x Palmeiras
21h30 – Ceará x Grêmio

QUINTA-FEIRA, 13/08
19h15 – São Paulo x Fortaleza
19h30 – Internacional x Santos
20h00 – Vasco x Sport-PE

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário