Ceará (campeão em 2015) e Fortaleza (campeão em 2019) se enfrentam nesta terça-feira (28) em decisão para ver quem segue vivo em busca do bicampeonato do nordeste. No entanto, fora das quatro linhas, os treinadores Rogério Ceni e Guto Ferreira irão travar uma disputa individual e aquele que seguir vivo na competição, ficará a dois jogos de conseguir um feito alcançado até hoje apenas pelo treinador Artur dos Santos Lima, mais conhecido no meio futebolístico como Arthuzinho, figura importante no futebol baiano, com passagens por Bahia e Vitória, como jogador e treinador.
Guto Ferreira foi campeão da Copa do Nordeste em 2017 comandado o Esporte Clube Bahia e Rogério Ceni levantou a taça em 2019 com o Fortaleza. Caso o título fique com uma equipe cearense, o técnico campeão será apenas o segundo treinador na história do torneio a ser bicampeão. Até hoje, o único técnico que conseguiu conquistar dois títulos da Copa do Nordeste foi Arthurzinho, com o Esporte Clube Vitória em 1997 e o América-RN em 1998. Se o Fortaleza for campeão, Ceni também vai se tornar o único treinador a vencer duas vezes a Lampions League pelo mesmo clube e de forma consecutiva.
Com Guto Ferreira, em 2017, o Bahia fez a melhor campanha da primeira fase da Copa do Nordeste, se classificando como líder do Grupo B, com 14 pontos (4 triunfos e dois empates). Nas quartas de final, despachou o Sergipe, vencendo os dois jogos (4 x 2 no Lourival Baptista em Aracaju e 3 x 0 na Arena Fonte Nova). Nas semifinais, eliminou o arquirrival Vitória. Perdeu a ida no Barradão por 2 a 1, mas venceu a volta na Fonte Nova por 2 a 0 com gols de Régis e Allione. Na grande final, enfrentou o Sport-PE, adversário também da decisão do Nordestão de 2001, quando o time tricolor comandado por Evaristo de Macedo conquistou seu primeiro títul. A freguesia foi mantida e o Esquadrão sagrou-se campeão em cima do time pernambucano, empatando por 1 a 1 na Ilha do Retiro e vencendo por 1 a 0 na Fonte Nova, com gol de Edigar Junio.
Após conquistar o título da Série B de 2018 e colocar o Fortaleza de volta na elite do futebol nacional, o técnico Rogério Ceni também foi o responsável pela conquista do inédito título da Copa do Nordeste em 2019. Na primeira fase, o Leão do Pici liderou o Grupo A, com 13 pontos (3 vitórias, 4 empates e 1 derrota). Nas quartas de final, eliminou o Vitória goleando por 4 a 0 em jogo único no Castelão. Na semifinal, passou pelo Santa Cruz vencendo por 1 a 0, caminhando em direção à final para duelar com o Botafogo-PB. O Tricolor Cearense venceu as duas partidas da decisão (1 x 0 no Castelão e 1 x 0 em João Pessoa, ambos os gols do centroavante Wellington Paulista).